.
.
.
Breve resumo da tecnologia:
A tecnologia é um processo de obtenção de uma formulação gelificada para uso vaginal a partir do extrato metanólico das partes aéreas de Mitracarpus frigidus (Willd. Ex Reem Schult.) K. Schum incorporado a quitosana e suas composições e usos. Tanto a solução do extrato como sua formulação vaginal com quitosana pode ser utilizada como agentes antifúngicos no combate a candidíase vulvovaginal.
Setor econômico:
Química e Farmácia
Principais vantagens e benefícios:
A presença da formulação a base de quitosana tem como vantagem ampliar a utilização de produtos naturais, uma fonte sustentável, como alternativa ao uso de produtos farmacêuticos sintéticos. A composição demonstrou-se eficaz e pode ser uma alternativa para reduzir os efeitos adversos comumente relatados pela administração dos produtos atualmente comercializados.
Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF; Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig.
Inventores: Rodrigo Luiz Fabri; Vinícius Novaes Rocha; Guilherme Diniz Tavares; Angelo Márcio Leite Denadai; Ana Carolina Morais Apolônio; Priscila de Faria Pinto; Marcelo Gonzaga de Freitas Araújo; Lara Melo Campos; Ari Sérgio de Oliveira Lemos; Priscila de Lima Paula.
Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2021 009516 4
Contato: att.critt@ufjf.br