A primeira reunião do Sistema Municipal de Inovação de Juiz de Fora (SIMI JF) aconteceu nesta terça-feira, 21, no CrittWorking, no prédio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT/UFJF). O encontro contou com a presença de dezenas de representantes de instituições de ciência e tecnologia, startups, espaços de coworking, representação empresarial, defesa do meio ambiente e outros atores promotores de inovação no município.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Ignacio Delgado, abriu a reunião com a apresentação das possibilidades que a Lei de Inovação traz para a cidade. Em seguida, foi anunciado o lançamento do site do SIMI, desenvolvido pelo assessor da PJF, Rafael Aquino, que irá ao ar em breve, com notícias sobre o ecossistema local de inovação, o cadastro dos diferentes atores que o compõem e os eventos e iniciativas que todos os componentes promovem em Juiz de Fora. Os trabalhos foram conduzidos pela analista do Sebrae MG, Daniella Fabri.
A criação do SIMI é prevista na Lei Municipal 14746, de dezembro de 2023, e regulamentada pelo Decreto 16448, de março de 2024. “O Sistema representa a promessa de uma articulação cada vez mais intensa daqueles que promovem a inovação no município. Trata-se de um espaço de aproximação entre esses diferentes atores para projetar iniciativas no sentido de fazer a economia de Juiz de Fora cada vez mais sustentável e inovadora”, destaca o secretário Ignacio Delgado.
Leia a matéria na íntegra aqui.