O Critt (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia) lança o cronograma das capacitações oferecidas na instituição nesse semestre.
O objetivo dos cursos é promover a troca de experiências entre instrutores, atuantes no mercado com sólida formação acadêmica em diversas áreas, e empresários da região.
Todos os treinamentos contarão com coffee break e emissão de certificados.
Os interessados deverão entrar em contato com o setor de Recursos Humanos e Treinamento através do e-mail rh.critt@ufjf.edu.br ou pelo telefone (32) 2102-3435 ramal 218.
Confira abaixo a programação completa:
OUTUBRO
• Negociação e Vendas
Facilitador: Professor Carlos Frederico Corrêa Ferreira (IOPEN)
Data: 13 a 15 de outubro, das 18 às 22 horas
Carga Horária: 12 horas
Investimento: R$ 60,00
Ementa:
• Dinâmica de Vendas;
• A Natureza e a Qualidade dos Serviços;
• Como atender o cliente;
• Perfil de Clientes;
• Jogo dos Perfis;
• Técnicas de Negociação e vendas;
• Como lidar com reclamações.
Mini-Currículo: MBA em Gestão Empresarial, Administrador de empresas, consultor de empresas e professor universitário nas disciplinas: empreendedorismo, Plano de negócios, Elaboração de projetos e Planejamento estratégico. Trabalha na área de planejamento e gestão de negócios, tendo atuado em várias consultorias e projetos de implantação de micro e pequenas empresas da região de zona da mata mineira.
• Desenvolvimento de Produtos e Gestão de Projetos
Facilitador: Professor Marcos Martins Borges
Data: 25 a 29 de outubro, das 14 às 18 horas.
Carga Horária: 20 horas
Investimento: R$ 120,00
Ementa:
Abordagem prática e estruturada com a utilização de exemplos práticos e estudos de caso para:
• Certificação de que o produto é focado nas necessidades do cliente.
• Identificação de necessidades latentes ou não explícitas dos usuários finais.
• Estabelecer uma base concreta para justificar as especificações do produto.
• Criação de arquivo registrando as necessidades no contexto do produto em questão – organização do processo de projeto e sua gestão.
• Garantir que nenhuma necessidade importante seja esquecida.
• Estabelecer um entendimento comum das necessidades do cliente entre os membros da equipe de desenvolvimento.
• Criação de um canal de informação direto entre o cliente e os desenvolvedores do produto.
• Tradução das necessidades relatadas pelos usuários em objetivos precisos para o desenvolvimento do produto.
• Clarificação do problema e estratégias de busca de soluções.
• Utilização de matrizes de decisão para seleção de alternativas.
• Registro de documentação técnica.
• Sistemas de Informação para a gestão do projeto.
Mini-Currículo: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (1991), mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Desenvolvimento de Produto e Ferramentas de Suporte ao Processo de Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: representação, modelagem 3D, projeto, suporte informatizado, ambientes virtuais e educação em engenharia.
NOVEMBRO
• Estatística com Excel
Instrutor: Professor Antônio Beraldo (Instituto de Ciências Exatas – UFJF)
Data: 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de novembro
Horário: 18 h às 22 h
Carga horária: 24 horas
Investimento: R$ 120,00
JANEIRO DE 2011
• Planejamento Financeiro
Instrutor: Professor Fabrício Soares (Faculdade de Administração – UFJF)
Data: 11, 12 e 13 de janeiro
Horário: 18 h às 22 h
Carga horária: 12 horas
Investimento: R$ 60,00
EMENTA – Curso de Negociação e Vendas
– Dinâmica de Vendas;
– A Natureza e a Qualidade dos Serviços;
– Como atender o cliente;
– Perfil de Clientes;
– Jogo dos Perfis;
– Técnicas de Negociação e vendas;
– Como lidar com reclamações.