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Dinova e Critt promovem debate sobre Inovação para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF

Alguns membros do comitê em primeira reunião do Grupo de Trabalho de Inovação dentro da construção colaborativa do PDI da UFJF – 2022 a 2026. (Foto: Reprodução/Reunião)

Aconteceu na última terça-feira (05) a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Inovação dentro da construção colaborativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – 2022 a 2026.

O comitê de Inovação, que tem o Diretor do Critt e da Diretoria de Inovação (Dinova) da UFJF como o Presidente, Professor Fabrício Campos e a gerente de Planejamento e Gestão do Critt, Débora Marques, como membros debateu uma parte do plano que  pretende orientar as ações institucionais relativas à gestão da Inovação na UFJF nos próximos anos, buscando desenvolver ações estratégicas.

Para Marques, é “muito importante termos esse processo de discussão e de escuta da comunidade acadêmica sobre suas necessidades e expectativas em relação à gestão da inovação e do empreendedorismo no âmbito da UFJF para os próximos anos”. 

De modo geral, as discussões dos Grupos Temáticos, tais como o de Inovação, dentro do PDI têm o objetivo de construir elementos basilares para o planejamento da gestão da administração central, dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, das unidades acadêmicas e de seus cursos de graduação e de pós-graduação, dos projetos, dos programas de extensão e de suas ações nos campos da cultura e da inovação.

Na primeira quinzena de novembro, o grupo se reunirá novamente a fim de apresentar a versão final preliminar e para acolher novas sugestões. A versão final do PDI- Inovação será validada em uma apresentação para este grupo.  

 

Entenda o PDI 

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento de planejamento e gestão institucional, elaborado para vigorar por um período determinado e que deve ser estruturado considerando filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas da Universidade. A meta é definir seus objetivos e determinar as melhores estratégias para atingi-los.

“O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, elaborado para um período de 4 (quatro) anos, é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver”

(MEC – Diretrizes para Elaboração do PDI)

Trata-se, portanto, de um documento norteador da vida universitária que oficializa a vida das Instituições Federais do Ensino Superior e afeta todas as decisões estratégicas da organização ao longo dos anos.

 

 Para mais informações: planejamento.critt@ufjf.edu.br

 

Outras informações PDI – UFJF (2022 – 2026)