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Dia do servidor público: conheça quem faz o Critt acontecer

CS8Dia 28 de outubro é dia do servidor público, e para o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), essa é uma data que merece ser celebrada. Em nossos 24 anos de história, diversos servidores deixaram aqui sua marca, ajudando no desenvolvimento do Critt e de toda a comunidade.

 

Hoje contamos com 12 servidores, divididos nos setores de Empreendedorismo, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Treinamento, Administrativo Financeiro, Gestão de Pessoas, Qualidade, Tecnologia da Informação (TI) e Direção. São eles: Rafael Gonçalves, Leonardo Frossard, Albertina Santos, Ana Carolina Vidon, Débora Lipp, Josane Webber, Leandro Tostes, Fernando Agra, Alessandra Brandão, Débora Marques, Wallace Nascimento e Ignácio Godinho.

 

Para celebrar o dia do servidor, convidamos alguns de nossos servidores a contarem o que é ser um servidor público e sua história no Critt.

 

O que é ser um servidor público?

 

CS6Para o nosso gerente de Empreendedorismo, Rafael Gonçalves, ser servidor público é retribuir a sociedade, com eficácia e profissionalismo, o investimento realizado por todos. “Em um país carente como o Brasil, o Estado ainda tem a função de fomentar a educação e a pesquisa de qualidade, em todos os níveis, e somente com servidores valorizados e cientes de seu papel é possível alcançar esse objetivo”, ressalta.

 

Ser servidor público é “assumir um compromisso, uma responsabilidade”, destaca o responsável pelo nosso setor de Tecnologia da Informação (TI), Wallace Nascimento. “É um relacionamento que pode durar para toda a vida, sendo assim, devemos aproveitar a universidade como um ambiente de construção do conhecimento, visando o crescimento institucional e pessoal.”

 

 

“A sociedade paga os tributos e merece que os bens de CS9serviços públicos sejam oferecidos com qualidade”, enfatiza o colaborador do setor Administrativo Financeiro, Fernando Agra. Fernando ainda aponta que essa é “oportunidade que temos de dar um retorno com excelência para a sociedade que custeia todos os nossos serviços”.

 

 

A importância do servidor público para a comunidade

 

A colaboradora do NIT, Ana Carolina Vidon, destaca a importância do servidor para toda a comunidade. “Ser servidora do Critt significa ter em mente a necessidade de auxiliar e colaborar com o público em geral.” O Critt oferece de forma gratuita apoio a comunidade acadêmica e a comunidade externa. Ana aponta ainda que “o NIT oferece atendimentos para registros de marca externas, o que acaba auxiliando no desenvolvimento da região, porque uma pessoa que está iniciando um negócio, precisa de auxílio, e o Critt presta essa ajuda de forma gratuita, auxiliando na proteção de seu negócio.”

 

A responsável pelo nosso setor de Gestão de Pessoas, Alessandra Brandão, ressalta que o servidor “tem como interesse e finalidade satisfazer o público”. “Todo servidor precisa ter uma visão macro para que essa finalidade seja atendida, priorizando o atendimento ágil e que vá ao encontro do que a pessoa precisa, estando sempre disponível, com gentileza e humanidade, todo o servidor tem que primar por isso”, enfatiza Alessandra. 

 

 

O servidor no Critt

 

CS10Nosso colaborador do setor de Empreendedorismo, Leonardo Frossard, é servidor público há 11 anos. Leo, como é conhecido no Critt, começou sua trajetória de servidor público como economista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2008. “No Critt tive a oportunidade de me capacitar com pós graduação em Gestão de projetos e em finanças e mais recentemente um mestrado em Propriedade intelectual e inovação.” Aqui, Leo começou atuando no setor Administrativo Financeiro, trabalhando no desenvolvimento de empresas, época em que criou o Programa de Formação empreendedora. “Em 2015, tive a oportunidade de gerenciar a Incubadora de Empresas e, em 2016, como gerente do setor de Empreendedorismo, criamos todos os programas que estão em vigor no Critt na área de Empreendedorismo (Palestras e visitas, oficina de ideação e modelagem de negócios, SPEEDlab), Incubadora e Condomínio de Empresas”, destaca.

 

O responsável pelo setor Administrativo Financeiro, Leandro Tostes é servidor público há três anos e desde seu ingresso na UFJF está alocado no Critt. Leandro destaca que o ambiente profissional em que está inserido “permite fazer uma conexão com o cenário de inovação e empreendedorismo”. “Serviço fundamental para o desenvolvimento da economia regional da zona da mata de Minas Gerais, um primoroso serviço que o Critt/UFJF presta à sociedade.”

 

CS5Atualmente responsável pelo setor de Tecnologia da informação, Wallace Nascimento começou sua trajetória profissional como estagiário da Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Juiz de Fora, em 2011. “Fui contratado para dar suporte de TI durante uma pesquisa de lotação de ônibus, após algum tempo renovaram meu estágio e comecei a programar sistemas para a Settra.” Logo em seguida Wallace foi contratado como terceirizado da secretaria e em 2014 prestou o concurso para servidor público da UFJF, onde em 2015 foi convocado para assumir o cargo. “No Critt assumi o setor de Tecnologia da Informação, ao longo do tempo que estou aqui, nosso setor implementou várias melhorias no funcionamento dos servidores e computadores da instituição.”

 

 

O Critt parabeniza à todos os servidores públicos por seu trabalho e empenho para tornar a sociedade melhor.