Fechar menu lateral

ProInova: conheça a Pró-reitoria de Inovação da UFJF 

 

Em um passo significativo rumo à consolidação da sua política de inovação, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou a transformação da antiga Diretoria de Inovação (Dinova) em uma Pró-Reitoria de Inovação (Proinova). Sob a liderança do pró-reitor Fabrício Campos, essa mudança reflete não apenas uma reorganização administrativa, mas um compromisso renovado com o fomento à inovação e ao desenvolvimento institucional.

 

A ascensão da Diretoria de Inovação para o status de pró-reitoria é parte integrante da visão estratégica da gestão atual, liderada pela reitora Girlene Alves e pelo vice-reitor Telmo Lage. Esta medida visa fortalecer a posição da UFJF como um polo de excelência em educação, pesquisa e inovação, alinhando-se aos cinco pilares fundamentais da instituição: Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e, agora, Inovação.

 

O pró-reitor de Inovação, Fabrício Campos destacou os benefícios adicionais que a nova estrutura proporciona: “Com maior autonomia e agilidade nas deliberações, além do acesso privilegiado ao Conselho Superior, a Pró-Reitoria de Inovação está mais bem equipada para impulsionar a excelência em nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento.”

 

Ao unir-se aos demais pilares institucionais, a Pró-Reitoria de Inovação assume um papel central na condução de políticas, programas e projetos que impulsionam a criatividade, o empreendedorismo e a transferência de tecnologia na UFJF. 

 

“Estamos vivendo um momento de aumento da maturidade institucional em relação às atividades de Inovação. Com esta maior maturidade, os setores finalísticos do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) têm a oportunidade de expandir seus programas ofertados”, finaliza Campos.

 

O papel do Critt na ProInova 

 

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) continuará o seu papel como o órgão responsável pela promoção e fomento da inovação, pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia na UFJF. 

 

Os três setores finalísticos 

No Centro, há três setores chamados de finalísticos: Empreendedorismo, Núcleo de Inovação e Treinamento. Esses setores estão diretamente ligados aos objetivos primordiais da organização e lidam com o consumidor final das ações do Critt.

Empreendedorismo

O Setor de Empreendedorismo do Critt tem o objetivo de promover o desenvolvimento da região por meio da criação de um ambiente empreendedor e inovador na Mata Mineira. Conta com programas de estruturação de negócios como a Oficina de Ideação e Modelagem de Negócios e o SpeedLab. 

Já para ideias consolidadas, o setor oferta a Incubadora de Base Tecnológica do Critt (IBT), que tem o objetivo de fornecer apoio para empreendedores que desejam iniciar uma empresa e desenvolver produtos ou processos que apresentem grau de tecnologia e inovação. Além disso, há o Condomínio de Empresas, no qual o empreendedor pode utilizar toda a infraestrutura do Critt e ter parcerias de pesquisadores e técnicos da UFJF para desenvolvimento de novas soluções/tecnologias e produtos.

Acesse aqui para conhecer e participar dos programas de Empreendedorismo.

Núcleo de Inovação (Nit)

O Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit) promove parcerias com a UFJF para desenvolver um produto inovador, para fazer testes, validações, usando recursos laboratoriais e com ajuda do corpo de professores, técnicos e alunos da Universidade. Chamado também de Escritório de Negócios e de Patentes da UFJF, é possível conseguir auxílio para depositar patentes e registrar marcas empresariais.

Para membros da UFJF, neste setor é possível conseguir auxílio para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras, para atendimento às empresas e pedidos para banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sigilosa, por exemplo.  

Para solicitar registro de marcas ao Nit preencha o formulário eletrônico.

Demais assuntos podem ser tratados através do e-mail: att.critt@ufjf.br

Treinamento

O Treinamento visa cumprir as finalidades do Centro de transferência de tecnologia e incentivo à inovação e ao empreendedorismo. É responsável pela oferta de  cursos, workshops, treinamentos e capacitações em temas como inovação, patentes, empreendedorismo e áreas correlatas.

Dessa forma, o setor atua no planejamento e na execução de atividades de desenvolvimento e capacitação. Tais ações abrangem os colaboradores do Critt, as empresas incubadas, alunos, docentes, técnico-administrativos da UFJF e a comunidade em geral.

Acesse os próximos eventos promovidos pelo Setor de Treinamentos.

 

Confira todas as formas de como o Critt pode te ajudar aqui.

 

O que é uma pró-reitoria?

 

Uma pró-reitoria é uma unidade administrativa de uma instituição de ensino superior, responsável por coordenar e gerenciar áreas específicas, como pesquisa, extensão, graduação, entre outras. 

 

Trabalhando em estreita colaboração com a reitoria, as pró-reitorias desenvolvem políticas e programas que promovem o avanço e a excelência em suas respectivas áreas de atuação, contribuindo para o alcance dos objetivos estratégicos da instituição. 

 

Nesse contexto, a Pró-reitoria de Inovação da UFJF desempenha um papel fundamental no impulsionamento da criatividade, empreendedorismo e transferência de tecnologia na universidade e na comunidade em geral.

 

Conheça as demais pró-reitorias da UFJF aqui

Autor: Karla Souza

Revisão: Vinicius Hoki

Designer: Carol Miranda

Outras informações: Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia