Fechar menu lateral

CEMIG lança o maior programa de inovação aberta do mercado elétrico nacional em Juiz de Fora

O evento Inova Cemig Lab apresentará às startups juizforanas oportunidades de parceria para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de desafios da companhia elétrica

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realiza,no dia 12 de abril, às 16h, no espaço de coworking do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt),  o evento de lançamento do programa de inovação aberta da empresa, Inova Cemig Lab,  em Juiz de Fora. 

Lançado em fevereiro de 2024, o Inova Cemig Lab é o maior programa de inovação aberta do mercado elétrico nacional. A Iniciativa tem objetivo de aproximar a Cemig de startups e do ecossistema empreendedor, para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o setor elétrico brasileiro. 

O  lançamento é realizado em parceria com o Critt e com o apoio da unidade de Juiz de Fora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No evento, especialistas da Cemig apresentarão às startups de Juiz de Fora as oportunidades de parceria para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de 14 desafios propostos pela companhia. Os desafios abrangem as áreas da sustentabilidade, suprimentos, serviços corporativos, geração, distribuição, comercialização de energia, dentre outras. 

A participação é gratuita e os interessados podem adquirir seus ingressos através do portal Loja Sebrae até o dia do evento. 

Inova CEMIG Lab 

Com o Inova CEMIG Lab, startups poderão submeter propostas de desenvolvimento e validação de soluções inovadoras aos desafios apresentados pela Cemig. As startups que forem selecionadas poderão receber apoio financeiro de até R$1,6 milhão para a realização de Provas de Conceito (PoC) e para o desenvolvimento das soluções. O objetivo do programa é que as soluções sejam comercializadas.

No primeiro ciclo, a Cemig selecionou 16 desafios com temas estratégicos que vão desde a digitalização do setor elétrico até o uso de hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável. 

Para o diretor de Estratégia e Inovação, Maurício Dall’Agnese, o programa é uma grande oportunidade para startups que desejam estar à frente de desafios estratégicos do setor elétrico brasileiro. “A Cemig quer apoiar startups no desenvolvimento de soluções inovadoras. Somos a maior empresa integrada de energia do país, e nossas operações são um excelente laboratório para desenvolver e testar novas ideias. O Inova Cemig.Lab é símbolo do nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e transição energética”. 

Mais informações sobre o Inova Cemig Lab podem ser encontradas no site: https://inova.cemig.com.br/lab/cemig-lab/

 

Mais Informações

com.critt@gmail.com

Emp.critt@gmail.com