Fechar menu lateral

Programa de empreendedorismo científico do Critt impacta positivamente 138 pesquisadores da UFJF após duas edições

Em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) lançou, no ano de 2022, o programa Start – Empreendedorismo Científico, destinado aos alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado, professores pesquisadores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) ligados à pesquisa acadêmica na UFJF. 

O programa consistiu na abordagem dos principais conceitos e ferramentas acerca do tema empreendedorismo, inovação, startups e spin-offs acadêmicas, metodologias ágeis de criação de negócios, propriedade intelectual e roadmap tecnológico. 

Com duas edições, o Start contou com 197 inscritos, sendo 138 participantes aprovados após análise de documentação. Assim, foram impactados 138 pesquisadores ligados à UFJF. Em ambas edições, o processo seletivo foi realizado através de edital público, disponível na página do Cead e no site do Critt.

Segundo o economista e coordenador do projeto Programa de estímulo à criação de spin-offs acadêmicas na UFJF, Leonardo Frossard, estão previstas novas edições do Start para os próximos anos. “O projeto preenche uma lacuna para a disseminação e apoio ao empreendedorismo inovador na UFJF, oportunizando acesso às informações importantes para a tomada de decisão dos pesquisadores quanto ao acesso ao mercado de suas pesquisas e tecnologias”, pontua Frossard.

A história do projeto

O coordenador do projeto conta que em 2019 foi submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) um projeto denominado “Programa de estímulo à criação de Spin-offs acadêmicas na UFJF”. 

“O projeto tinha duas linhas de atuação: o mapeamento dos recursos e da infraestrutura científica e tecnológica da UFJF e a criação de um curso na modalidade de educação à distância que despertasse o interesse dos pesquisadores da Universidade para o tema empreendedorismo e inovação. Assim, com as dificuldades surgidas durante o período da Pandemia de Covid-19 no Brasil e com a paralisação das atividades, efetivamente o projeto começou em 2021. O início se deu com a construção da metodologia para o mapeamento dos recursos e infraestrutura científica e tecnológica da UFJF e em 2022, lançamos o Curso Start – Empreendedorismo Científico. O Curso foi construído em parceria com o Centro de Educação à distância e contou com a participação de facilitadores com larga experiência no tema de criação de spin-offs acadêmicas e de pesquisadores da UFJF, que vivem ou já passaram pela experiência de empreender. Neste contexto, está programado para o mês de julho, o lançamento do primeiro mapeamento dos recursos e da infraestrutura científica e tecnológica da Universidade.”

Leonardo Frossard ressalta o trabalho e apoio dos bolsistas Iago Toti, Isabelle Marques e Pedro Kitamura que contribuíram com a construção do mapeamento e do Curso Start.

Além da produção do mapeamento dos recursos e da infraestrutura científica e tecnológica da UFJF, serão produzidos mais dois artigos: um apresentando os resultados da Universidade, relacionados ao apoio a pesquisa, empreendedorismo e inovação e outro sobre o papel da UFJF na criação de spin-offs acadêmicas.  

Módulos abordados durante nas duas edições do projeto

 

Módulo 1 – Ideação de Negócios Inovadores – os participantes tiveram contato com conteúdo e ferramentas para identificar e selecionar ideias de negócios com potencial de mercado.

 

Módulo 2 – Proposta de Valor – os participantes tiveram acesso a um conjunto de ferramentas para construção da Proposta de Valor (conjunto de benefícios que uma empresa oferece) tendo os clientes como ponto de partida e foco principal.

 

Módulo 3 – Propriedade Intelectual – apresentou os principais conceitos de propriedade intelectual, com ênfase nas patentes e marcas.

 

Módulo 4 – Roadmap Tecnológico – os cursistas desenvolveram o mapa de evolução da área tecnológica em que atuam, validando de forma estratégica e mercadológica suas ideias de pesquisas/produtos aplicados e inovadores.

Confira a programação completa do Curso aqui.

Ao final dos Módulos, foram realizados encontros presenciais para um momento tira-dúvidas, network, troca de informações e visita às dependências do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia.

 

Outras informações: Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)