Critt lança editais de fluxo contínuo para Incubadora, Escritório Compartilhado e Condomínio de Empresas
Com o objetivo de fornecer apoio para empreendedores que desejam iniciar uma startup e abrigar empresas de base tecnológica que buscam parcerias com a UFJF para desenvolver produtos e serviços inovadores, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) divulga dois editais de fluxo contínuo. Os documentos são referentes aos processos de incubação de empresas, pós-incubação e uso dos espaços de trabalho do Critt.
IBT
A Incubadora de Base Tecnológica do Critt (IBT) tem o objetivo de fornecer apoio para empreendedores que desejam iniciar uma empresa e desenvolver produtos ou processos que apresentem grau de tecnologia e inovação. Em termos de infraestrutura, oferece espaço físico para instalação das empresas e ambientes de uso compartilhado como salas de reuniões, sala de auditório com multimídia, laboratórios técnicos, internet e refeitórios.
Além disso, a startup recebe acompanhamento no cumprimento de seus Planos de Negócios, Planejamento Estratégico e Planos de Ação, auxílio nos problemas de gestão de seus negócios, promoção de capacitações e consultorias, contratados de acordo com programação e disponibilidade de recursos da IBT, identificação, dentro do possível, de profissionais e laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos, processos e serviços da incubada, entre outros benefícios descritos no edital, incluindo o networking por estar vinculado à Incubadora do Critt.
São oferecidas no Edital 07/2021 vagas, mediante disponibilidade, para o processo de incubação da IBT, sendo de livre escolha dos proponentes a modalidade Residente ou Não-Residente. As empresas de base tecnológica poderão se instalar no Critt durante um período de até três anos. Para se instalarem, as empresas devem apresentar uma proposta contendo: viabilidade técnica e econômica do empreendimento; viabilidade mercadológica do empreendimento; capacidade técnica e gerencial do proponente e potencial de interação do empreendimento com as atividades desenvolvidas na UFJF.
Os interessados devem se inscrever através do formulário eletrônico, composto pelos itens correspondentes aos critérios de avaliação das propostas, contidos no item 6.1 do Edital.
“As empresas e startups que inovam têm uma grande dificuldade no início, para validar e desenvolver o produto, receber o feedback e ir melhorando. Os períodos iniciais são bem complicados, então uma incubadora traz toda a proteção necessária, tanto em termos de compartilhamento de espaço físico quanto com o auxílio da equipe de governança do Critt, que faz monitoramento bimestral para que ela possa seguir o planejado. Além disso, temos uma série de capacitações, workshops, mentorias coletivas e individuais que vão ser fornecidas para que a empresa possa avançar nos pontos que tiver mais dificuldade”, explica Débora Marques, gerente do Setor de Empreendedorismo.
Confira o Edital da Incubadora de Base Tecnológica do Critt.
Condomínio de empresas
O Condomínio de Empresas, localizado na sede do prédio do Critt, é um ambiente de inovação, propício ao desenvolvimento tecnológico, dotado de infraestrutura adequada, que tem o objetivo de abrigar e apoiar empresas de base tecnológica, gerando sinergia entre as empresas e as ações de pesquisa e desenvolvimento da UFJF, atuando como agente promotor da cultura da inovação, competitividade industrial, capacitação empresarial e transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades, instituições de pesquisa e empresas.
Destina-se às empresas de base tecnológica, que gerem, adaptem, ou apliquem conhecimentos científicos, técnicos e inovadores em seus produtos e serviços, ou que exerçam atividades complementares e de apoio às primeiras e demais indústrias. Assim como a IBT, possui as modalidades “Empresa Residente” e “Empresa Não-residente”.
Além do Condomínio de Empresas, o Edital também disponibiliza o CrittWorking, escritório de uso compartilhado do Critt. O escritório é um ambiente de interação entre profissionais de diferentes áreas, que estejam envolvidos e que trabalhem com inovação e/ou tecnologia. Toda comunidade acadêmica e sociedade no geral estão convidadas a participar desse espaço. No CrittWorking, as empresas podem alugar, mediante disponibilidade, uma ou mais estações de trabalho e armários. É preciso que quem queira integrar o escritório, apresente o tipo de relação que visa desenvolver com o Critt e com a UFJF.
As empresas interessadas no Condomínio de Empresas e no CrittWorking deverão encaminhar uma proposta, seguindo os requisitos do item 6 e Anexo I do Edital, para o e-mail emp.critt@ufjf.br, contendo no assunto “proposta para ingresso no condomínio de empresas ou no coworking do Critt”. Toda a documentação elencada no Anexo II deve ser enviada como anexo, no mesmo e-mail, em PDF.
Confira o Edital de Seleção para ingresso no Condomínio de Empresas e no CrittWorking.
Para Débora Marques, um dos fatores que merecem destaque em incubadoras, como a do Critt, sediada pela Universidade, é a diferença no valor que a empresa incubada paga pelos serviços prestados: “É bem abaixo do que a empresa pagaria no mercado caso fosse contratar esse tipo de serviço, tanto da modalidade da incubada que quer ser residente, ter um ponto presencial, utilizando um box ou uma estação de trabalho, quanto na modalidade não-residente, em que ela tem vantagens como a utilização da sala de reunião, uma sala convencional custaria mais caro, além de não ofertar as vantagens e apoio na gestão que o Critt fornece, como o acesso a mentorias, acompanhamento constante, acesso a editais e investimentos públicos e privados, para além de acesso à rede de contatos e conexões do Centro e da Universidade, esse valor intangível é muito valioso.”, destaca a gerente.