Critt comemora Dia Mundial da Criatividade com evento presencial na UFJF

No dia 20 de abril, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)  será anfitrião na 4ª edição do Dia Mundial da Criatividade. A comemoração é composta por atividades voltadas ao ecossistema de  inovação de Juiz de Fora e propriedade intelectual, além de uma mostra de equipes de competição da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF).

O evento acontece entre as 10h e 17h do dia 20 de março, com as atividades distribuídas entre o Centro de Ciências da UFJF e o prédio sede do Critt. Para participar basta se inscrever gratuitamente no link. A iniciativa é aberta ao público.

Segundo Stael Monteiro Souza, bolsista do Núcleo de Inovação Tecnológico (NIT), o evento foi pensado para acontecer em 2 turnos. “Na parte da manhã, o intuito é fortalecer a interação entre governo, Universidade e empresa, sendo que esta iniciativa ocorrerá em todo o Brasil e este ano está homenageando os 2 anos do Catalisa Hub,um ambiente digital que integra atores e comunidades do ecossistema brasileiro de inovação. Já na parte da tarde, haverá palestras e oficinas na área de propriedade intelectual e criatividade, visando difundir conhecimentos nesta temática e aproximar a comunidade às atividades do Critt”, explica.

Programação

No Centro de Ciências, a partir das 10h, atores do ecossistema de inovação de Juiz de Fora debatem como tem sido a sua atuação em inovação na cidade, além de expor os desafios e perspectivas do segmento. A atividade, dividida em blocos, conta com representantes dos Núcleos de Inovação Tecnológica da UFJF, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP), Mônica Ribeiro, o diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos, a gerente geral da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), Josiane Loures e o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF), Ignacio Delgado, também fazem parte da mesa de conversa no Centro de Ciências.

Equipes de Competição da UFJF

Entre o período de 14h e 17h acontece as Mostras de Equipes de Competição da UFJF em diferentes salas do Centro de Ciências. A equipe de foguetemodelismo, Supernova, se apresenta no Auditório III, enquanto a de Aerodesign, Microraptor, terá seu stand no Auditório II. Já a Rinobot, equipe de robótica, estará presente na sala dos professores do Centro até as 15h.

Oficinas e palestras

No prédio sede Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia, acontecem oficinas e palestras à tarde. No auditório, às 14h, a gestora do setor de Empreendedorismo, Débora Marques, promove a oficina de Ideias de Negócio.

A partir das 15h, no auditório I do Centro de Ciências da Universidade, a palestra “Marcas e Patentes” será mediada pela gerente e pela bolsista do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit) da Universidade, Ana Carolina Vidon e Stael Monteiro. A coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde (Nupics), Nádia Raposo, também participa da apresentação com um relato de caso prático.

Inscreva-se aqui.

Mais informações: Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) / (32) 2102-3435