Fechar menu lateral

Empresas incubadas no CRITT recebem R$200 mil em edital de fomento Compete Minas.

Imersa e Robotictech, startups incubadas no CRITT, estão entre as 30 empresas selecionadas no resultado do edital Compete Minas de 2022.

As startups Imersa e Robotictech, integrantes da  incubadora de base tecnológica do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT) da  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  foram contempladas entre as 30 propostas aprovadas no resultado da  CHAMADA 013/2022 – COMPETE MINAS – LINHA EMPRESAS, STARTUPS E COOPERATIVAS – SUBVENÇÃO ECONÔMICA À INOVAÇÃO – PRIMEIRA RODADA

 

Compete Minas: 

A chamada tinha o objetivo de financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e de inovação propostos por Instituições de Ciência e Tecnologia no Estado de Minas Gerais (ICTMG) em parceria com empresas, startups ou cooperativas mineiras. Por meio da concessão de recursos não reembolsáveis, visa o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores – novos ou significativamente aprimorados para o mercado nacional e que envolvam risco tecnológico associado a oportunidades de mercado. 

O Compete Minas teve seu lançamento em 31/05 através da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), em uma cerimônia oficial com o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, com o prazo final de submissão em 8 de agosto de 2022.  Ao todo, está previsto um total de R$100 milhões em investimentos, divididos em duas chamadas distintas: 

. Linha Empresas, Startups e Cooperativas: com foco em empresas de médio e grande porte, além de cooperativas e startups.  Acesse a chamada aqui

. Linhas Tríplice Hélice: com foco em projetos de pesquisa, de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação propostos por Instituições de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (ICTs MG) em parceria com empresas, startups ou cooperativas. A chamada pode ser acessada aqui.

Foram apoiados projetos para desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores em todas as áreas do conhecimento. Confira o edital completo aqui

Conheças as Startups:

Imersa:

 

 

A Imersa está construindo Futuros Regenerativos com criatividade e tecnologia (como meio). A startup possui 2 frentes de negócios: Memórias Imersivas, que são obras de arte personalizadas para registrar anos escolares e viagens especiais, com baixo tempo de tela e sem os efeitos tóxicos das redes sociais; e Plei – Educação Imersiva, que trabalha educação Tecnológica, Climática e Empreendedora por meio de jogos e narrativas para crianças, adolescentes, professores, responsáveis e profissionais da saúde. Seu primeiro produto dessa frente é o curso Uso Saudável das Telas, lançado em 2022 e principal foco da startup para o ano de 2023.

Com mais de 5 anos de experiência no mercado de educação, a startup  já participou de programas de inovação e founders em 4 continentes (Américas, África, Ásia e Europa) apresentando seus projetos de educação tecnológica, climática e empreendedora. 

Além destas validações ao redor do mundo, a empresa apresenta experiência prática na produção audiovisual, tendo  como cases de sucesso projetos realizados para marcas como Mercedes Benz e Volvo, quanto na área de treinamentos presenciais por meio de oficinas, já tendo realizado inúmeras capacitações em parceria com o SEBRAE-MG e palestras para a Claro.

O professor Pedro Gattás Bara Neto, CEO da Imersa, possui 16 anos de experiência com produção audiovisual e  9  com aprendizado, dos quais os últimos 5 anos foram dedicados para lecionar treinamentos intensivos de empreendedorismo no SEBRAE-MG. 

“Esse tipo de apoio é muito significativo para a Imersa, tanto pela verba quanto pelo endosso institucional que a Fapemig traz. Uso Saudável das Telas é uma metodologia nova, que surge para resolver um problema latente nas escolas, estávamos preparados para lançá-la de vez em 2023, mas ainda em uma estrutura enxuta e esse apoio muda essa realidade, agora conseguiremos investir em equipamentos de ponta para produção audiovisual do curso e execução das oficinas presenciais, vamos contratar equipe criativa para construir ilustrações, design e animações, vamos conseguir lançar o Almanaque Uso Saudável das Telas já em 2023 e contratar uma equipe de tecnologia para iniciar o desenvolvimento do aplicativo Uso Saudável das Telas, que servirá para auxiliar as famílias a levarem os ensinamentos do curso para suas rotinas, este tem previsão para 2024 e completará nosso pacote de entregas. Estamos muito felizes e animados com o que vem pela frente, com certeza nosso projeto teve uma aceleração significativa com esse resultado.”

Conheça mais sobre a Imersa nos sites: www.imersa.tech usosaudaveldastelas.com/ 

Robotictech:

 

 

A Robotictech é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções nas áreas de Machine Learning, Visão Computacional, Reconstrução 3D e Robótica em geral para os mais diversos setores da indústria. Seus produtos e projetos visam a otimização das operações através da automação com foco em segurança, confiabilidade e tempo. 

Atualmente, a empresa atua no processo do desenvolvimento de um projeto com o uso de drones, para solucionar o recenseamento de parques de iluminação pública, uma parceria com o FINDESLAB e a EDP – Espirito Santo, através do edital do  Programa PEI – Programa de Empreendedorismo Industrial. 

A verba alcançada com o Compete Minas, através de um novo edital,  ajudará na ampliação do projeto de recenseamento de parques de iluminação pública, permitindo transportar a tecnologia em desenvolvimento utilizada em meio aéreo com o auxílio de drones para o mapeamento realizado em solo, podendo ser aplicado, por exemplo, em rodovias.

Como diferencial, a Startup apresenta uma equipe altamente qualificada, composta por doutores e mestres em engenharia, todos com foco em robótica e mais de 8 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Mathaus, CEO e sócio da Robotictech, é Engenheiro de Controle e Automação formado pelo CEFET-MG com Doutorado em Engenharia Elétrica pela UFJF. Possui vários anos de experiência em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em robótica, com ênfase em Veículos Autônomos Não Tripulados (VANTs) e Veículos Autônomos de Superfície (ASVs), possuindo duas patentes na área. Tem consolidada experiência em programação; automação; otimização; montagem, manutenção e pilotagem de drones; inteligência artificial; robótica; controle e áreas afins.

“Sempre que recebemos algum tipo de fomento é uma reafirmação de que a startup está seguindo no caminho certo, propondo soluções relevantes para problemas reais da sociedade. O fomento será utilizado para aumentar a equipe e estruturar a empresa com os equipamentos necessários para o desenvolvimento do projeto.”

Conheça mais sobre a Robotictech  em: www.robotictech.com.br

Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do CRITT: 

A Incubadora de Base Tecnológica do Critt (IBT) tem o objetivo de fornecer apoio para empreendedores que desejam iniciar uma empresa e desenvolver produtos ou processos que apresentem grau de tecnologia e inovação.

Entre os principais benefícios oferecidos pela IBT estão:

. Espaço físico para instalação das empresas;

. Ambiente de uso compartilhado (Coworking): ambientes de uso compartilhado: sala de reuniões, sala de auditório com multimídia, laboratório de informática, laboratórios técnicos, internet, biblioteca e refeitório;

. Auxílio na construção, manutenção e execução dos Planos de Negócios, Planejamento Estratégico e Planos de Ação;

. Promoção de capacitações e consultorias, contratados de acordo com programação e disponibilidade de recursos da IBT;

. Acompanhamento e divulgação dos Editais de fomento, para captação de recursos reembolsáveis e/ou não reembolsáveis, auxiliando na elaboração, submissão e gestão de projetos junto aos órgãos;

. Identificação, dentro do possível, de profissionais e laboratórios da UFJF que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos, processos e serviços da incubada, mediante contrapartida desta;

Conheça mais sobre a Incubadora de Base Tecnológica do CRITT e como incubar a sua empresa aqui