Critt presente no Festival Deguste Copa 2022

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia esteve presente no evento Deguste Copa na praça cívica da universidade entre os dias 25 e 27 de novembro em conjunto com as equipes de competição. Foi a primeira edição da Mostra das Equipes de Competição da Universidade Federal de Juiz de Fora que a partir desse ano fará parte do calendário anual da UFJF.

Fabrício Campos,  Diretor de Inovação da UFJF e do CRITT, ressaltou em sua fala de abertura a importância das equipes de competição para a instituição e os efeitos positivos causados na trajetória individual dos participantes de cada equipe. Fabrício comentou sobre a iniciativa de apresentar os respectivos projetos para a comunidade com a missão de motivar e incentivar o público a entender os potenciais da universidade.

A

Confira abaixo a apresentação e história de cada uma das equipe presente e as conquistas alcançadas fruto do empenho em seus projetos:A

Equipe Microraptor

A equipe elabora seus projetos na área de engenharia aeronáutica e participa

anualmente da competição SAE Aerodesign Brasil, um desafio voltado aos estudantes de engenharia que tem como principal objetivo o intercâmbio de técnicas e conhecimentos. Os participantes se envolvem em um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes. No ano de 2020 a equipe alcançou o primeiro lugar no pódio e neste ano se consagrou bicampeã. Sendo assim, a equipe teve a oportunidade de participar do torneio internacional nos EUA, e mais uma vez o grupo está em busca de financiamento para participar da próxima edição.A

🛩️2017- 4°Lugar

🛩️2018- 3°Lugar 🥉

🛩️2019- 2°Lugar 🥈

🛩️2020- 1°Lugar 🥇

🛩️2021- 3°Lugar 🥉

🛩️2022- 1°Lugar �A

Equipe Supernova

Supernova é uma equipe que atua na área de foguetemodelismo. O grupo projeta, fabrica e testa foguetes que são levados para competições de performance de voo. A equipe já foi premiada em mais de uma competição, como o Festival Brasileiro de Minifoguetes e o Latin America Space Challenge, sendo este último um evento reconhecido mundialmente devido a sua importância. Atualmente, o grupo está focado em um projeto de foguete com capacidade de alcançar 3.000 metros de altura. A equipe também trabalha com satélites e visa, a longo prazo, lançá-los no espaço.

Festival Brasileiro de Minifoguetes 2017 – Categoria motor Classe A – 3º lugar Latin America Space Challenge 2019 – Melhor performance de voo – 2º Lugar – Apogeu de 1000m.

Latin America Space Challenge 2019 – categoria de 1000m – 3° Lugar

Latin America Space Challenge Online 2020 – Prêmio de Team Conduct Awards

Equipe Rampage Baja

O trabalho do grupo está focado na construção de um carro de modalidade off road para competições. O desempenho da equipe nas últimas edições tem apresentado melhoras, obtendo posições mais próximas do topo na Competição Nacional Baja SAE. Neste ano, chegou ao 9º lugar geral do campeonato. E os participantes reafirmam o objetivo em seguir avançando e se colocar entre o Top 5.

Nacional 2019 – 1° Lugar em velocidade máxima; 4° Lugar em aceleração; 6° Lugar em tração; 44° Lugar geral.

Nacional 2020 – Prêmio de Equipe Fair Play – 3° Lugar em retomada; 6° em tração; 20° Lugar geral.

Nacional 2022 – 5° Lugar em velocidade máxima; 1° Lugar em cálculo estrutural; 11° Lugar em projetos; 9° Lugar geral.

Equipe Escuderia

A equipe realiza o desenvolvimento de um novo veículo automotivo para a competição Fórmula SAE Brasil. O grupo vem enfrentando alguns desafios desde a primeira participação efetiva na competição. Fatores como a pandemia e o afastamento da oficina na universidade dificultaram a participação na edição deste ano, mas a equipe pontuou pela 1x na história, nas provas de Design e Business. E seguem em busca de melhores colocações.

Equipe Capivara

O grupo desenvolve seus trabalhos em torno de veículos elétricos, tem como objetivo projetar e construir um veículo do zero para o Shell Eco-Marathon Brasil e SAE Brasil. Desde 2019, os trabalhos são voltados à obtenção da eficiência energética com carros elétricos. A equipe ressaltou algumas das dificuldades encontradas nesse processo e afirmou estar em busca de novos integrantes para chegar às competições.

Equipe Rinobot

A equipe  de robótica atua na montagem de robôs em cinco categorias diferentes: Follow Line, Vsss, SPL, Humanóide Mista e Sumô Lego Pro. Além da participação nas competições da área de robótica, o grupo também atua fora da universidade através de projeto de Extensão em parceria com escolas, promovendo o ensino de robótica para os alunos. Devido a alta demanda de trabalho, o grupo se organiza em setores internos para promover a equipe e estabelecer uma organização dos mesmos.

Iron Cup 2017 – Follow Line – 3° Lugar

Copa Turing 2017 – Follow Line – 1° Lugar / Vsss – 2° Lugar

Torneio Finit 2017 – Follow Line – 3° Lugar

Larc 2017 – SPL – 3° Lugar / Humanóide Mista – 1° Lugar

Iron Cup 2018 – Vsss – 2° Lugar

Winter Challenge 2018 – Vsss – 2° Lugar

Copa Turing 2018 – Vsss – 2° Lugar

Robo Cup 2018 Canadá – SPL

Larc 2021 – Vsss 5×5 – 3° Lugar

Iron Cup 2020 – Follow Line – 3° Lugar / Sumô Lego Pro – 3° Lugar

Larc 2019 – SPL – 2° Lugar / Vsss – 2° Lugar

Winter Challenge 2019 – Sumô Lego Pro – 1° Lugar / Vsss – 2° Lugar

1° Amistoso Humanóide 2019 – SPl – 1° Lugar

Smile 2019 – Sumô Lego Pro – 1° Lugar

IronCup 2022 – Sumô Lego – 2° lugar

Campus Party 2022 – convidados pela organização do evento para uma demonstração de futebol de robôs no maior evento de tecnologia do mundo.

A

Para saber mais sobre as equipes de competição entre em contato pelas redes sociais ou venha conhecer nossas instalações e passaremos informações mais detalhadas!

Além de divulgação, as equipes estão abertas a receber o apoio da comunidade. Como afirmou o diretor de inovação do Critt, Fabrício Campos, a UFJF tem um orgulho muito grande de tê-los aqui e do desempenho das nossas equipes.