Critt celebra finalização do Plano de Negócios do Partec pela Fundação CERTI no 1º Fórum Próximo Futuro

O Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (Partec), que ainda está em fase de implantação coordenada pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), já dá passos cada vez mais largos para sua inauguração prevista para alguns anos.

Na tarde de ontem, 5 de maio, quinta-feira, o Critt realizou no 1º Fórum Próximo Futuro, organizado pelo Instituto Fábrica do Futuro, o painel “Ecossistema de Inovação em JF e Mata Mineira – Partec/UFJF e Fórum Próximo Futuro”, para, acima de tudo, apresentar o recém finalizado Plano de Negócios para o Parque, feito pela Fundação CERTI, uma instituição de base tecnológica do estados de Santa Catarina.

A programação foi aberta ao público, necessitando apenas de uma inscrição prévia.

Ao longo da tarde, diversas entidades ligadas à inovação e tecnologia, ou ao município e a Universidade foram representadas. Para compor as cadeiras de honra, foram chamados o Reitor da UFJF, Prof. Marcus David, a Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, o Diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos, o Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SEDIC) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e Ex-Diretor do Critt, Ignacio Delgado, o Presidente do Instituto Fábrica do Futuro, Cesar Piva, e a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Daniela Fabri.

Outras pessoas também tiveram momentos de fala, além dos nomes citados acima. A primeira apresentação do dia foi, inclusive, feita pelos membro da Fundação Certi, sendo justamente a apresentação do Plano de Negócios pelos coordenadores de projeto Renan Hubert e Marcos Dias, que mostraram todas as estratégias pensadas e quais as estruturas necessárias para que os objetivos sejam alcançados.

Assista abaixo a primeira parte da live:

Confira aqui!

A coordenadora de projetos da Fundação CERTI Maria Gorete Hoffmanm, que já havia apresentado internamente o Plano enquanto ainda na fase de adaptações, explicou a forma de trabalho da fundação:

No Brasil, uma das referências no desenvolvimento e implementação de Parques Tecnológicos é a Fundação CERTI. Por não existir um modelo único para a criação de um parque, já que cada cidade e região possuem características próprias, a Certi desenvolveu uma metodologia reconhecida nacionalmente e aplicada no desenvolvimento de dezenas de Parques Tecnológicos no Brasil. A metodologia considera que o desenvolvimento de ambientes de inovação concentra atividades de diferentes áreas de competência e analisa todos os aspectos envolvidos com a estruturação de um Parque Tecnológico. A metodologia  analisa elementos com infraestrutura física, planejamento do negócio, todos os aspectos de ciência e tecnologia envolvidos, sustentabilidade  econômica e ambiental, potenciais empreendimentos âncora, formação de aglomerados empresariais, governança e gestão, definição de produtos e serviços, assim como marketing e comunicação.”

Além dessa importante presença dos parceiros que vieram do Sul do país e guiaram a reunião, que realmente teve a premissa de apresentar esse projeto, outors órgãos de fora da região também foram representados, como o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que enviou o Diretor-Presidente Marco Crocco.

Já na segunda parte do evento, após um intervalo, com café da tarde, o foco foi a estrutura que já existe na cidade no sentido do desenvolvimento socioeconômico através da tecnologia e ciência.

O Centro Regional foi apresentado e a cidade também foi analisada como um todo neste eixo, não só quanto ao passado e presente, como também quanto aos ideais criativos para o futuro, como o fórum visa discutir. Alguns convidados de honra do evento realizaram suas apresentações neste momento, bem como membros do próprio Critt.

Veja na live abaixo:

O Critt aproveitou o momento de reunião para entender a visão desses importantes convidados através de pequenas entrevistas gravadas em vídeo e publicadas nos stories do Critt no Instagram.

Clique aqui e assista aos destaques.