Alunos do Senac visitam o prédio do Critt e recebem palestras sobre propriedade intelectual e empreendedorismo

Nesta terça-feira, 3 de maio, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu mais de vinte jovens aprendizes para visitação no Critt. Os alunos da turma de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercado, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Juiz de Fora, recebeu palestras sobre empreendedorismo e propriedade intelectual, para entenderem as funções social e econômica do Critt, aplicando isso à sua aprendizagem.

Após as restrições causadas pela pandemia, essa é a primeira vez que o Critt recebe uma visita escolar, mostrando, então, que seu Programa de Palestras e Visitas foi reativado. O(a) interessado(a) em reunir um grupo de estudantes, professores ou técnicos administrativos na área da Educação para conhecer a infraestrutura do Critt e toda sua organização, já pode preencher o formulário no site e aguardar o contato do setor de Empreendedorismo.

O jovem aprendiz Ramon Barbosa, de 18 anos, chegou ao Critt, como todos os outros colegas: sem muita ideia do que esperar e conhecimento sobre o Centro. Porém demonstrou empolgação com a visita ainda antes de seu início, por ter ouvido os comentários da professora durante suas aulas atuais, sobre Inovações e Recursos Tecnológicos. Já ao final da tour, o discente, que planeja desenvolver jogos e sites no futuro, falou sobre a experiência na tarde de ontem: “achei muito interessante a parte da robótica e das empresas que participaram. Como estamos estudando essa parte empresarial, a visita ajudou bastante ao mostrar a importância da tecnologia para isso hoje em dia”.

Ao ressaltar a parte da robótica e das empresas, o jovem fez referência, respectivamente, à participação da equipe de competição Rinobot e das incubadas Mais Controle e Falaê na palestra que aconteceu no auditório do Critt. Representando a Rinobot, o aluno de Ciências Exatas Aaron Ramires, o de Engenharia Elétrica Jakson da Rocha e o Ciência da Computação André Oliveira mostraram alguns robôs montados pela equipe e vídeos e competições, encantando os visitantes e recebendo dúvidas. Já Marcel Ribeiro, da Mais Controle, – software de gestão para construção civil – e Igor Matos, da Falaê, – plataforma e gestão da experiência do cliente – contaram a trajetória de suas empresas, inspirando os alunos do Senac.

A docente do Senac no eixo de Gestão que levou os alunos ao prédio, Adeliane Vieira de Barros, destaca que “hoje em dia, os jovens estão dominando essa área tecnológica, então, ter o conhecimento de que aqui em Juiz de Fora há este local, que inova e dá apoio a empreendedores, através de incubação e outros programas, é muito importante para eles (alunos)”. Ela, que também conta que alguns alunos têm ideias empreendedoras, finaliza acrescentando que “isso tira um pouco os alunos da teoria, em sala de aula, para inseri-los nessa vivência”.

Além da tour e da palestra com os convidados, o Gerente de Empreendedorismo, Rafael Gonçalves, a Gerente de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Ana Carolina Antunes Vidon, e o bolsista do Treinamento, Marlon Loppes, apresentaram seus setores e todos os serviços ofertados por cada um, inclusive para a comunidade externa a UFJF, como a Semana Qualifique-se que será iniciada no fim do mês e já foi introduzida pelo colaborador do Treinamento.