A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem em seu Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) um espaço de criação de oportunidades de inovação e empreendedorismo para sua comunidade acadêmica bem como para a população da região por meio de parcerias, ações de extensão tecnológica, etc.
Com o intuito de oferecer uma maior inclusão à pessoa refugiadas, a UFJF lançou, no último dia 24, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, uma iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).
Por meio do Centro, será possível oferecer aos refugiados diversas modalidades de treinamento e introdução ao universo do empreendedorismo, seja este tradicional ou de base tecnológica.
Em seguida a um mapeamento cuidadoso da população potencialmente incluída neste projeto, podem-se aferir os tipos de demanda existentes e, posteriormente, proceder à fase de acesso dos refugiados ao atendimento do centro, a fim de melhor alinhar as necessidades deles aos programas de inovação e de empreendedorismo que o Critt oferta.
Através de um programa utilizado com sucesso pelo Critt, são oferecidas oficinas de criação moldadas para as demandas definidas nos estágios precedentes do processo. A partir daí, os refugiados poderão receber toda sorte de treinamento, orientação e capacitação que lhes permita dar início a uma atuação empresarial na cidade e região, redundando em criação de renda e fomento do empreendedorismo e inovação na cidade, tudo isso com o ingrediente adicional das trocas interculturais e de experiências.
Dentre as ações a serem ofertadas estão:
Oficina de Ideação e Modelagem de Negócios;
Palestras de Sensibilização;
Speed Lab;
Treinamentos em Gestão Empresarial (desde o planejamento até a abertura do negócio, seguindo legislação e regulamentos brasileiros sobre o tema).
Entenda a proposta de implantação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFJF
De acordo com a Diretoria de Relações Internacionais, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) tem como finalidade ampliar as ações já existentes na UFJF, além de fornecer novas iniciativas aos refugiados. A proposta é uma concepção fruto da elaboração coletiva de um Grupo de Trabalho que tem como base desenvolver estratégias de internacionalização e promover a justiça social global; além de evidenciar a importância de vincular as atividades de extensão universitária existentes a grupos marginalizados.
Outras informações: csvm@ufjf.br
www.ufjf.br/csvm