Fechar menu lateral

Critt marca presença na Abertura da Celebração de 10 anos do INESC P&D Brasil

Na tarde de ontem, terça-feira (07), o Centro Regional da Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) esteve presente na reunião on-line de abertura da Celebração de 10 anos do INESC P&D Brasil. O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Planejamento & Desenvolvimento do Brasil é associado à UFJF desde a sua fundação.

A reunião contou com 75 pessoas, dentre elas, Fabrício Campos, Diretor do Critt e de Inovação da UFJF, e Marcus David, Reitor da UFJF. A Universidade, através do Critt e da Diretoria de Inovação (Dinova), é uma das diversas instituições acadêmicas que fazem parte da rede representadas no evento.

A proposta da Rede INESC Brasil é integrar os setores de inovação e tecnologia de diversos centros acadêmicos, incentivando a troca de conhecimentos e o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil e conectando o setor público e privado. É por esse objetivo que o Critt insere docentes da UFJF na equipe de pesquisadores do INESC P&D Brasil, onde a captação financeira para conclusão dos projetos, gerando até mesmo bolsas para pesquisas, e a mediação entre academia e indústria recebem todo um apoio através dessas relações formadas na rede e, consequentemente, são facilitadas.

Ao longo desses 10 anos, a UFJF relacionou quatro projetos ao Instituto: O Critt Neoenergia, coordenado pelo professor Leonardo de Mello Honório e contratado pela Hicon Engenharia; o Desenvolvimento de Sistema Inteligente de Monitoramento para a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, coordenado pelo mesmo professor e contratado pela Santo Antônio Energia; o Observatório dos Conflitos de Mineração Metalúrgica no Brasil, coordenado pelo professor Bruno Milanez e contratado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos, e, por fim, o Desenvolvimento de Sistemas Mecatrônicos, coordenado pelo professor Alexandre Bessa dos Santos e contratado também pela Santo Antônio Energia.

O Reitor Marcus David destacou, durante sua fala na reunião, a importância de ter a UFJF integrada ao INESC P&D Brasil: “Estarmos participando dessa associação traz um grande benefício porque possibilita que compartilhemos nichos de excelência das nossas instituições com o potencial de outras universidades”.

A programação de comemoração pelos 10 anos do Instituto seguirá por todo o ano de 2022 e já há uma palestra confirmada por mês até julho. Em abril, a UFJF participará com o tema “Manufatura Aditiva: robótica e computação”, juntamente a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), outras associadas. O evento ainda não tem data e horário definidos, mas será on-line e aberto ao público.