Fechar menu lateral

Critt é aprovado em projeto da FAPEMIG de apoio aos ambientes promotores de inovação

O Centro Regional de Inovação e Transferência (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi aprovado para o Programa de apoio aos ambientes promotores de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.  O resultado final da chamada 08/2021 foi divulgado na última terça-feira (07).

Das 38 propostas apresentadas, 22 foram aprovadas para contratação após a análise das Câmaras de Avaliação de Projetos da FAPEMIG. Esses 22 projetos, vinculados a 18 ambientes promotores de inovação – como instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTMG), universidades públicas e privadas, incubadoras e parques tecnológicos localizados em Minas Gerais – serão contemplados. A proposta do Critt/UFJF tem como título “CONSOLIDAÇÃO E FORTALECIMENTO DA TRILHA DE EMPREENDEDORISMO INOVADOR DO CRITT/UFJF.”

Para Rafael Gonçalves, Gerente de Empreendedorismo do Critt, os recursos do projeto vão servir de grande valia para fomentar diversos serviços do Centro. “Os recursos vindos com a aprovação na chamada FAPEMIG, vai nos possibilitar realizar investimentos em equipe qualificada, reforço dos serviços prestados pela Incubadora de Base Tecnológica e complementação de equipamentos para o CritLab – Laboratório de Prototipagem Rápida.”

 

Confira os detalhes do resultado

 

Critt é destaque em projetos da FAPEMIG

No mês de setembro, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), a Embrapa Gado de Leite e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG) foi aprovado para projeto de “APOIO A NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.

A cooperação entre as instituições pretende unir esforços para projeto que visará fortalecer o relacionamento ICT-Empresa, por meio da construção de boas práticas de gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

A parceria acontecerá por meio de um ambiente propício ao compartilhamento de conhecimento agregado por estas instituições, agindo como uma Rede de NIT. A atuação conjunta visará capacitações da equipe; elaboração de material de boas práticas adotadas pelos NIT envolvidos, o qual poderá auxiliar os demais NIT do país; proposição de uma metodologia de relacionamento ICT-Empresa, bem como de mapeamento de processos de transferência de tecnologia, com objetivo de colaborar com a inserção mercadológica dos conhecimentos gerados em âmbito acadêmico; e, por fim, o desenvolvimento de um sistema de apoio ao relacionamento ICT-Empresa e transferência de tecnologia. Neste sentido, espera-se promover o fortalecimento dos NIT, auxiliar o integral cumprimento das políticas de inovação das ICT e criar ações estratégicas que podem auxiliar na consolidação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais e no desenvolvimento socioeconômico e sustentável do estado.

 

Confira os detalhes do resultado 

 

Outras informações:

Núcleo de Empreendedorismo – e-mail ibt.critt@ufjf.edu.br