Dinova e Critt promovem novo debate sobre Inovação para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF

Aconteceu na última quinta-feira (18) a segunda reunião do Grupo de Trabalho de Inovação dentro da construção colaborativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – 2022 a 2026.

O encontro teve por objetivo o fechamento das propostas para o PDI da UFJF no eixo Inovação. O Grupo Temático de Inovação discutiu, após período de consulta e coleta de sugestões, que ocorreu de 05 a 20 de outubro, os objetivos estratégicos a serem adotados pela Universidade para o plano de desenvolvimento institucional no período de 2022 a 2026, a serem divulgados posteriormente.

A reunião contou com a participação do Presidente do comitê, Diretor do Critt e da Diretoria de Inovação (Dinova) da UFJF, o Professor Fabrício Campos, além de outros membros do comitê. Os participantes debateram sobre uma nova etapa do plano que  pretende orientar as ações institucionais relativas à gestão da Inovação na UFJF nos próximos anos, buscando desenvolver ações estratégicas.

Membros do comitê em reunião on-line do Grupo de Trabalho de Inovação dentro da construção colaborativa do PDI da UFJF – 2022 a 2026. (Foto: Reprodução/Reunião)

Entenda o PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento de planejamento e gestão institucional, elaborado para vigorar por um período determinado e que deve ser estruturado considerando filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas da Universidade. A meta é definir seus objetivos e determinar as melhores estratégias para atingi-los.

“O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, elaborado para um período de 4 (quatro) anos, é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver”

(MEC – Diretrizes para Elaboração do PDI)

Trata-se, portanto, de um documento norteador da vida universitária que oficializa a vida das Instituições Federais do Ensino Superior e afeta todas as decisões estratégicas da organização ao longo dos anos.

Para mais informações: planejamento.critt@ufjf.edu.br

Outras informações PDI – UFJF (2022 – 2026)