Primeira Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação começa hoje no Instagram do Critt

Começa hoje (19) e segue até sexta-feira (22) a primeira edição da Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é inteiramente aberto a todo público no Instagram do Critt (@crittufjf), sem necessidade de inscrição prévia ou pagamento de taxa. Durante os quatro dias, a programação consiste em capacitações ao vivo (lives), sempre às 19h, sobre temas como inovação, gestão e empreendedorismo.

As lives, de aproximadamente 30 minutos cada,  serão conduzidas por colaboradores do Critt.  Na terça-feira,  o tema será “Planejamento Estratégico: Como Fazer?” e conta com Débora Marques, professora nas áreas de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo e Gerente dos setores de Planejamento e Gestão e Comunicação e Marketing do Critt. Já na quarta, dia 20, Leonardo Frossard, economista e membro da Comissão de Implantação do Parque Científico e Tecnológico da UFJF, traz uma pauta mais regional e falará sobre o “Ecossistema de Inovação: Temos um em Juiz de Fora?”. Na quinta, a programação segue com “Como Transformar uma Empresa Tradicional em Inovadora?”, com dicas de Rafael Gonçalves, gerente de Empreendedorismo do Critt. Por fim, na sexta, Ana Carolina Antunes Vidón, gerente de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Critt, falará sobresobre “Ciência, Tecnologia e Inovação: Por que Andam Juntas?”.

A Semana foi criada para celebrar o Dia da Ciência e Tecnologia (16) e o Dia da Inovação (19), ambas datas comemoradas muito próximas uma da outra, no mês de outubro, no Brasil. Débora Marques, que comanda o primeiro dia, explica a relevância em tratar dos temas e interligá-los: “Pensando no momento de pandemia, em que a gente viu a necessidade de desenvolver vacinas e toda uma estrutura de saúde com muita celeridade, a gente vê a importância de todo o trabalho científico e da conversão disso em produtos e serviços que beneficiam a”. Ela ainda complementa sobre a iniciativa: “O Critt, então, como hub de inovação, treinamento e empreendedorismo, que ajuda pessoas que desejam inovar e empreender com tecnologia, nessa semana, quer trazer debates e temas impactantes pro ambiente empresarial”.