Fechar menu lateral

Mesa-Redonda do Critt discute Inovação e Empreendedorismo com especialistas nacionais na 73ª Reunião Anual da SBPC

A exibição ao vivo da mesa “Inovação e Ecossistemas de Empreendedorismo” também será feita pelo canal do Critt, que transmite as conferências do evento relacionadas à tecnologia e inovação

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está transmitindo encontros da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), assim como outros canais da UFJF, parceira do evento. As transmissões estão acontecendo no YouTube do Critt, sempre às 9h e 16h30min, do dia 18 de julho, segunda-feira, ao dia 23 de julho, sexta-feira, com conferências, painéis e mesas-redondas relacionados à inovação e tecnologia.

Mas o Critt não colabora apenas como meio de exibição das atividades on-line, gratuitas e abertas a todo o público, o Critt também participou da organização de atividades para essa semana, como na Mesa Redonda sobre Inovação e Empreendedorismo e no webminicurso com inscrições prévias e pagas (inscrições encerradas), intitulado “Empreendedorismo Inovador na Academia”, que conta com Débora Marques, Leonardo Frossard e Rafael Gonçalves.

A mesa-redonda leva o nome “Inovação e Ecossistemas de Empreendedorismo” e conta novamente com a gerente de Planejamento e Gestão e de Comunicação e Marketing do Critt, Débora Marques, como mediadora. A Mesa contará com a presença de três convidados de fora: Marcelo Nakagawa, representando o Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, Rita Pinheiro-Machado, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI Brasil), e Gesil Amarante, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A transmissão acontece amanhã (21), das 9 às 11h, também pelo canal do Youtube e não é necessária inscrição prévia. O tema é principalmente de interesse de empresários, já que aborda como aplicar inovar nas empresas, o papel das marcas e Patentes para os negócios e o marco legal de inovação brasileiro e como ele ajuda a Inovação nas empresas.

Sobre os participantes:

Marcelo Nakagawa é professor de Inovação e Empreendedorismo do Insper e também é coordenador adjunto nos programas de inovação da FAPESP, colunista da Época Negócios e consultor de inovação para grandes corporações e entidades setoriais e governamentais. É Doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC-SP) e graduado em Administração de Empresas (FEA-USP).

Rita Pinheiro-Machado é professora na INPI Brasil, onde também já exerceu cargos de coordenação. É Doutora e Mestra em Química Biológica, com ênfase em Gestão, Educação e Difusão de Biociências (UFRJ) e Bacharel em Ciências Biológicas (USU).

Gesil Amarante é professor na UESC, onde também é vice-coordenador do NIT, além disso, representa as ICTs na RePITTec e é Presidente interino do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, Vice-Presidente do FORTEC e ex-Coordenador-Geral do Forum CTIE. É Doutor e Mestre em Física (USP) e Bacharel em Física (UFRJ).

Por fim, representando a UFJF, a mediadora Débora Marques, além de colaboradora do Critt, é também professora nas áreas de Inovação, Criatividade, Empreendedorismo e Plano de Negócios na UniAcademia e na PUC Minas. Possui Doutorado em Linguística Aplicada (PUC-Rio) e MBA em Empreendimentos e Negócios (UFJF).

Débora faz um convite destacando os principais pontos que serão abordados na conversa: “Trata-se de uma mesa muito relevante para a discussão sobre Inovação no contexto brasileiro, já que teremos a presença do escritório de patentes nacional e de um dos profissionais mais destacados de inovação empresarial no Brasil. Também, discutiremos a legislação nacional sobre o tema e como ela ajuda as empresas que querem inovar”

Outras informações:

Site oficial da 73ª Reunião Anual da SBPC