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Critt promove live sobre programa de empreendedorismo inovador

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta terça-feira, 25, às 19h, no Instagram, uma live sobre como o empreendedorismo inovador pode alavancar um negócio. A iniciativa faz parte da divulgação do programa Speedlab, que está com inscrições abertas até o dia 27 de maio. 

Durante a live, o gerente de Empreendedorismo do Critt, Rafael Gonçalves, vai falar sobre as expectativas desta temporada, além de mostrar como as mentorias, workshops e capacitações do programa são essenciais para o desenvolvimento de uma startup. Além disso, a conversa terá a participação da sócia fundadora da In Soluções Biológicas e vencedora do Adas Tech, Cristiane Coutinho, e da doutorando de Áreas Estratégicas da UFJF, Natália Alves, participante do Class to Market e do último Speed Lab. 

Sobre o programa

O programa tem o objetivo de criar startups de base tecnológica, trabalhando desde a fase de ideação, desenvolvimento do primeiro protótipo do produto ou serviço, até o ingresso no mercado. Podem participar grupos de duas a quatro pessoas, de qualquer idade, que estão dispostas a tirar uma ideia de cunho tecnológico do papel, além de se capacitarem para empreenderem em uma startup. 

O desenvolvimento dos grupos acontece através de metodologias e ferramentas para a capacitação, mentorias com empreendedores renomados do mercado e avaliação diante da execução das tarefas por parte das equipes participantes. Os encontros serão on-line, às segundas e quintas-feiras, das 16h às 18h. 

Fases do programa

Na primeira fase é feito um planejamento de validação do problema e do perfil do cliente, com o intuito de desenvolver as soluções propostas pelas equipes. Ao final da primeira etapa, as equipes realizam um “pitch” para uma banca avaliadora, que selecionará as startups que irão para a segunda fase.

Após esse primeiro processo, as equipes começam a desenvolver o mínimo produto viável (MVP) e também iniciam a captação de clientes. Nesta fase, os participantes elaboram pontos de estratégia a partir de ferramentas como Canvas, organizam definições contratuais da equipe, desenvolvem plano de marketing, e realizam planejamento estratégico e estudo de viabilidade financeira. 

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Outras informações:

emp.critt@ufjf.edu.br