Fechar menu lateral

Representante da UFJF participa IV Simpósio de Engenharia Ferroviária

 

O IV Simpósio de Engenharia Ferroviária irá receber no próximo dia 20 Luis Henrique Alves. Representando a UFJF desde o segundo simpósio, como um dos organizadores e palestrante, Luis Henrique possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela UFF – Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em Materiais, Tribologia e Fenômenos de Superfície pela USP – Universidade de São Paulo (2000), doutorado pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), em Engenharia Mecânica, Departamento de Produção, área de conhecimento Metalurgia de Transformação. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Pesquisador colaborador do departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais da EPUSP(atual) Engenheiro Metalúrgico com mais de 25 anos de atuação em empresas metalúrgicas de porte, ocupando sempre posições de liderança nas áreas de engenharia e produção e mais de 20 anos de magistério.

O Surgimento do Simpósio

O Simpósio de Engenharia Ferroviária nasceu como uma iniciativa de pesquisadores de diversas universidades envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária. Inicialmente, a UNICAMP, o IFSP e a UFES propuseram que o evento fosse realizado. Desde o início, a proposta foi que esse encontro tivesse caráter eminentemente técnico, sendo pensada como um fórum para divulgar resultados de pesquisas, mas também para reunir em um único ambiente representantes da academia, de concessionários de ferrovias e de fabricantes de material ferroviário.

Em seu primeiro ano, em 2017, o foco foi apresentar trabalhos desenvolvidos dentro da Cátedra Roda-Trilho, rede de pesquisa criada e mantida pela VALE S.A., para estudar problemas tais como minimização de falhas, novos materiais, aprimoramento dos processos de fabricação, desgaste, esforços dinâmicos no contato, shakedown entre outros. Também foram apresentadas trabalhos desenvolvidos pela Engenharia da VALE e seus resultados. O tema principal foi “Avanços Tecnológicos e Perspectivas para o Desenvolvimento de Material Rodante”, e a palestra inaugural foi ministrada pela Dra. Denile Boer, com o tema “Mecanismos de Financiamento à Pesquisa Ferroviária na VALE”.

​Já na sua edição de 2018, o Simpósio teve como foco “Interação Veículo-Via” e incluiu pesquisas que tratavam da dinâmica veicular, além dos conteúdos ligados à Cátedra Roda-trilho. A palestra inaugural foi ministrada pelo Eng. Jorge Fernandes, da VALE, com foco nas “Parcerias Interinstitucionais para o Desenvolvimento de Pesquisas”. A partir desse ano, o Simpósio passou a ser organizado também pela POLI-USP.​

Na última edição, em 2019, a UNISANTA e a UFJF uniram-se à comissão organizadora. O III Simpósio foi também patrocinado pela Rumo, além da já tradicional parceria com a Vale e, assim, o evento reuniu no palco duas das maiores concessionárias de transporte de carga sobre trilhos do país. Foram apresentados mais resultados da Cátedra Roda-Trilho, os primeiros estudos da Cátedra de Vagões e a apresentação da Cátedra Under Rail, que investigará fenômenos ligados à infra e à superestrutura de via permanente. Adalto Caldara, Gerente de Inovação e Tecnologia na Vale com forte histórico em ferrovias, fez as honras da palestra inaugural.

Em todas as edições tivemos casa cheia durante todo o dia, palestras estimulantes, discussões técnicas e oportunidade de conversar com colegas com vivências bastante diferentes, trocando experiências e fazendo juntos planos para aprimorar a qualidade do transporte ferroviário no país. Dessa mesma maneira, o Simpósio de Engenharia Ferroviária chega a sua quarta edição, agora com a organização também do Instituto Militar de Engenharia – IME. Devido ao momento difícil que a sociedade passa, devido à pandemia, a edição foi adiada para 2021. Pela primeira vez teremos um evento de dois dias, atendendo aos pedidos dos participantes das edições anteriores; contaremos com a participação da MRS e RUMO no rol de patrocinadores principais e preparamos mais algumas surpresas que serão confirmadas nos próximos meses.

O IV Simpósio de Engenharia Ferroviária será transmitido, nos dias 19 e 20 de maio, na plataforma Even3.

Confira a programação completa do evento