MEC abre chamada pública para ampliar unidades de inovação em Universidades Federais

Em parceria com a Embrapii, o ministério pretende instalar mais quatro novas unidades de pesquisas e inovação no País.

O Ministério da Educação (MEC) abre, nesta quinta-feira (4), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii, um chamamento público para credenciar quatro novos grupos de pesquisa, em Universidades Federais, para atuarem como unidades de inovação Embrapii. A ação une pesquisas universitárias e empresas, ampliando a inovação tecnológica e a competitividade do mercado nacional. O anúncio será feito pelo Ministro Milton Ribeiro, em evento transmitido pelo canal do MEC no YouTube, às 16h.

A chamada contará com um aporte de R$ 12 milhões pelo MEC, com a expectativa de que essa iniciativa possa gerar até R$ 36 milhões de investimentos em parceria com a indústria para projetos de inovação. Em seis anos, de 2015 a 2020, foram 253 projetos apoiados por 140 empresas em 6 Universidades Federais, com investimentos que totalizaram R$ 435 milhões em projetos, sendo que aproximadamente 50% desses recursos (R$ 240 milhões) foram aportados pelas empresas, resultando em 133 Pedido de Propriedade Intelectual (PD&I) em 162 projetos finalizados.

A chamada pública faz parte do plano de ação da Secretaria de Educação Superior (SESU/MEC). Poderão participar, grupos de pesquisadores de Universidades Federais, as quais ainda não possuam unidade de inovação Embrapii credenciada. As áreas temáticas dessa chamada são: agricultura; processos agroindustriais; tecnologia de alimentos; geração; transmissão de energia elétrica; química; bioeconomia; processos industriais; mineração sustentável; mobilidade e eletromobilidade.

Além do ministro irão compor a mesa o Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas, o Secretário Executivo, Victor Godoy, e o Diretor da Embrapii, José Luís  Gordon.

Serviço:
Evento: Chamada MEC/Embrapii