Fechar menu lateral

Critt inicia mês da mulher com conteúdo especial sobre empreendedorismo tecnológico

O mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em 2020, apontou que cerca de 26% das startups brasileiras não têm nenhuma mulher na equipe. E a presença feminina fica ainda mais tímida quando o assunto é a participação das  mulheres na fundação e criação das startups. De acordo com a pesquisa, os homens são a maioria entre os fundadores, representando quase 60% do total, enquanto as mulheres respondem por apenas 12,6%.

A gerente de Planejamento de Gestão do Critt e especialista em Negócios e Inovação, Débora Marques, destaca que atualmente ainda existe um déficit muito grande de presença feminina em empresas nas áreas tecnológicas. Para a especialista, a situação é fruto da sociedade patriarcal brasileira na qual as mulheres estão destinadas apenas a empreendimentos considerados de “áreas” femininas, como beleza, alimentação e moda: “A maior parte das mulheres empreendem nessas áreas. Isso tudo complica muito a questão da nossa presença em áreas mais tecnológicas”, diz. Por isso, Débora afirma ser importante o desenvolvimento de programas como o Adas Tech, que visa fomentar a participação de mais mulheres em outras instâncias, indo além das áreas tipicamente femininas. 

 

Empreendedorismo tecnológico 

Com o objetivo de promover e fomentar o protagonismo feminino no ambiente de negócios e inovação tecnológica, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), preparou, para o mês de março, uma série de conteúdos e programação especial voltada ao público feminino. Hoje nós vamos começar com um assunto que pode gerar muitas dúvidas na hora de empreender no ecossistema de inovação. 

 

Você já sabe o que é o empreendedorismo tecnológico?

O empreendedorismo tecnológico se caracteriza por soluções nas quais a inovação está baseada no uso intensivo de tecnologia, tanto para reduzir custos, melhorar a experiência do usuário, quanto para gerar vantagem competitiva no mercado. Débora Marques explica que este tipo de empreendedorismo acontece “quando alguém empreende, trazendo tecnologias e inovações nos produtos, serviços ou nos modelos de negócios”. Além disso, a especialista em inovação pontua que esses são os tipos de empreendimento que o Critt espera na próxima edição do Adas Tech

 

O que é uma ideia inovadora de base tecnológica?

A ideia que soluciona problemas do mundo real, identificados no Mercado, por meio de soluções de base tecnológicas que se traduzam em um jeito novo ou significativamente melhorado em comparação com outras empresas, negócios ou soluções já existentes no mercado. O Manual de Oslo, a principal fonte internacional de diretrizes sobre atividades inovadoras da indústria, define que a inovação acontece por meio de quatro formas principais:  produto, processo, marketing e organizacional. 

Para haver uma inovação em produtos, é necessária a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que diz respeito a suas características ou usos previstos. A inovação em processos já envolve as mudanças nos métodos de produção ou distribuição de um produto, serviços e entre outros, o que inclui alterações em técnicas, equipamentos e/ou softwares. Já a inovação em marketing é a implementação de novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços. Por último, a inovação organizacional tem relação com a criação de um método novo nas práticas de negócios da empresa, seja uma mudança interna ou nas relações internas. 

Base Tecnológica são as atividades produtivas fundamentadas no desenvolvimento de novos produtos ou processos que resultam da pesquisa científica e cujo valor agregado advém das áreas de tecnologia avançada: informática, biotecnologia, química fina, mecânica de precisão, novos materiais, aplicação do conhecimento científico, do domínio de técnicas complexas e do trabalho de alta qualificação técnica.

 

Tenho uma ideia ou modelo de negócio, mas não sei por onde começar. Como o Critt pode me ajudar?

O Critt possui uma série de iniciativas e programas que trabalham a fase de ideação, o desenvolvimento de um produto mínimo viável  para acessar o mercado e o processo de incubação das startups. Mas você, mulher, pode participar especificamente do Adas Tech, que é um programa que visa fomentar o empreendedorismo tecnológico feminino no âmbito da UFJF e também fora dela. O objetivo do programa é identificar e apoiar mulheres que tenham ideias e/ou negócios de modelos tecnológicos ou que envolvam inovação. Acompanhe os nossos sites e redes sociais para saber os detalhes da próxima edição do programa. 

 

Outras informações:

Setor de Comunicação e Marketing – com.critt@gmail.com