Programa Rota 2030: Saiba como participar da iniciativa que visa fortalecer o setor automotivo no Brasil

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está em busca de parceiros para participar do Programa Rota 2030. O programa é uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer o setor automotivo brasileiro por meio do desenvolvimento e da aplicação de novas tecnologias, com o objetivo de ampliar a cadeia do setor através do fomento a projetos inovadores, desde a criação  de redes de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) até o apoio não reembolsável a empresas.

A iniciativa aceita a participação de empresas e startups de toda a cadeia do setor de fornecimento automobilístico, além dos ICTs visando o intercâmbio científico e tecnológico entre grupos de pesquisa e a cadeia automotiva. Também podem participar pequenas e médias empresas da cadeia de valor do setor automotivo via Fundo de Investimento em Participações. Os interessados podem inscrever-se no programa através das modalidades: Finep Empresarial 2030, Rede de ICTs, Programa Finep Startup e Fundo de Investimento em Participações.

Rede de ICTs

Serão criadas Redes de ICTs, a exemplo do Sibratec, que possam atuar em conjunto na solução de demandas do setor automotivo. O apoio será direto às ICTs através de financiamento não reembolsável. A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), organização aprovada para a coordenação de duas linhas temáticas do Rota 2030, já está realizando a chamada pública 02/2020 da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão. A submissão de propostas irá até o dia 7 de janeiro de 2021. O cronograma completo e os eixos da linhas temáticas de pesquisas podem ser conferidas neste link

Finep Empresarial 2030

Visa apoiar o desenvolvimento, por empresas brasileiras, de produtos, processos e serviços inovadores para a cadeia automotiva, por meio do financiamento não reembolsável. Serão destinados R$ 90 milhões para empresas com projetos que envolvam inovação em processos, produtos, componentes, sistemas, além da produção de novas tecnologias relacionadas a biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão. Esta iniciativa é de fluxo contínuo, sem a necessidade de edital específico. Os interessados podem conferir o regulamento oficial disponível neste link.

Fundo de Investimento em Participações

Serão criados fundos de investimento em participações, regidos pela Instrução CVM 578/16, para apoiar empresas inovadoras da cadeia de valor do setor automotivo. A seleção de fundos será realizada por meio de editais de chamada pública. Cada fundo deverá ter uma equipe de gestão, que será responsável por buscar empresas aptas a receber o investimento e agregar valor às empresas, principalmente através de gestão e governança. Veja a chamada para seleção do gestor na página de chamadas públicas da Finep.

Programa Finep Startup

Serão destinados R$ 20 milhões do Rota 2030 e mais R$ 24 milhões da Finep às startups do setor automotivo através dos editais do Programa Finep Startup. Além do aporte já definido em edital, as startups do setor selecionadas receberão aportes adicionais no valor de R$ 1,0 milhão. O primeiro edital do Programa Finep Startup com recursos do Rota 2030 foi lançado em 04 de fevereiro de 2020 e já foi finalizado o período de inscrições. Os detalhes estão disponíveis na página de chamadas públicas da Finep.

Veja todos os detalhes do programa