Fechar menu lateral

Semana Qualifique-se chega a sua sexta edição com diversos cursos gratuitos

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoverá, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro,  a sexta edição da “Semana Qualifique-se”. O evento on-line é aberto ao público e disponibilizará mais de dez cursos gratuitos sobre educação financeira, empreendedorismo, desenvolvimento, inovação, propriedade intelectual, gestão de negócios e entre outros. Os interessados em participar devem realizar as inscrição no Sympla.

 

A Semana Qualifique-se tem o objetivo de transferir conhecimento e contribuir para a capacitação da comunidade acadêmica e externa em diversas áreas. De acordo com a gerente do Setor de Treinamento do Critt, Josane Weber, o intuito é levar o conhecimento para o máximo de pessoas possíveis e cumprir uma das funções do Critt, que é o “fortalecimento da relação entre universidade e a sociedade em geral”. Além disso, Weber também pontua que as temáticas desta edição foram pensadas justamente para levar ao público os conteúdos “sobre as soft e hard skills (habilidades) exigidas pelo mercado atual”.

 

Segunda-feira, dia 30/11

16h às 18h – Registros de marca na prática. A capacitação será ofertada pela gerente de Propriedade Intelectual do Critt e mestre em Administração Pública pela UFJF, Ana Carolina Vidon, com o intuito de  introduzir os participantes aos conceitos básicos de marcas, demonstrando como se realiza um pedido de registro de marca perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 

 

Terça-feira, dia 01/12

10h às 12h – Sistemas de Saúde e Inovação em Saúde. O workshop aborda as conexões entre os tipos de sistema de saúde e as políticas de inovação desenvolvidas para os segmentos produtivos da área são abordados à luz da análise histórica comparativa. Esta atividade será conduzida pelo Diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Delgado.

16h às 18h – Como inovar? O curso será ministrado pela professora Débora Marques, especialista em negócios e empreendimentos, atua na gestão da Qualidade do Critt, para esclarecer para os participantes todas as dúvidas sobre inovação, criatividade com foco em geração de produtos inovadores e características da inovação no ambiente empresarial.

19h às 22h – Soft Skills: convivência harmônica e seus reflexos nas organizações. Comunicação em equipe, resolução de conflitos, integração do indivíduo com o ambiente profissional são alguns dos assuntos debatidos neste curso. A instrutora da sessão será a professora da Universo,  Adriana Damasceno Gomes, mestre em Sistema de Gestão e especialista em Gerenciamento de Projetos.

 

Quarta-feira, dia 02/12

15h às 17h – Aplicações financeiras para iniciantes. A palestra será conduzida pelo colaborador do Critt e economista da UFJF, Fernando Agra. O especialista esclarecerá todas as dúvidas sobre as principais aplicações financeiras de renda fixa para iniciantes de acordo com objetivos que se pretende atingir e segundo os riscos dispostos a correr.

16h às 18h – Introdução ao BI com Microsoft Excel. Os participantes deste curso receberão informações sobre Business Intelligence (BI), BI como instrumento para tomada de decisão, ferramentas do BI, além de aprender noções básicas do Microsoft Excel. O instrutor desta sessão será o gestor de Empreendedorismo do Critt e mestre em Administração, Rafael Gonçalves. 

16h às 18h – Oportunidade de fomento e financiamento para PMEs e Startups. O workshop ministrado pelo assessor de Projetos da Diretoria de Inovação da UFJF e mestre em Propriedade Intelectual, Leonardo Frossard, tem o objetivo de apresentar os principais atores do ecossistema de inovação, as linhas de fomento, financiamento públicas e privadas para a captação de recursos para Startups.

 

Quinta-feira, dia 03/12

10h às 12h – Desenvolvimento Regional: Balanço e perspectivas para a Mata Mineira. Nesta sessão, o Diretor do Critt, Ignacio Delgado, aborda a trajetória da economia da Mata Mineira e as possibilidades de sua recuperação a partir da colaboração entre universidade, empresas e poder público.

16h às 18h – Introdução ao BI com Microsoft Excel. Os participantes deste curso receberão informações sobre Business Intelligence (BI), BI como instrumento para tomada de decisão, ferramentas do BI, além de aprender noções básicas do Microsoft Excel. O instrutor desta sessão será o gestor de Empreendedorismo do Critt e mestre em Administração, Rafael Gonçalves.

19h às 22h – Manufatura Aditiva. A palestra ministrada pelo professor da UFJF e Doutor em Design, Ivan Mota Santos, debate as principais perspectivas sobre a  manufatura aditiva como uma tecnologia emergente e suas principais aplicações tanto no processo de design / prototipagem quanto para peças de uso final.

 

Sexta-feira, dia 04/12

10h às 12h – Uma comparação de trajetórias e políticas de desenvolvimento no Brasil, Índia e China. O curso analisa as reformas de mercado que implementam em meio ao esgotamento de tais trajetórias e mudanças na ordem econômica internacional. A palestra será ministrada por Ignacio Delgado.

16h às 18h – Sistemas de produção sustentável: aumentando os lucros e produzindo com responsabilidade. O workshop explica como a produção sustentável pode ser entendida como a incorporação, ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis que venham  minimizar impactos ambientais e sociais. A responsável  pela atividade é gerente de Treinamento de Critt e Doutora em Administração, Josane Weber.  

Outras informações:

Setor de Treinamento do Critt – treina.critt@ufjf.edu.br