Projeto da UFJF é aprovado em Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI

O Programa MAI/DAI (Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação), fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas.

Nesse Programa, os bolsistas de mestrado e doutorado desenvolvem seus projetos como estudantes regulares em cursos de pós-graduação, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de mestrado/doutorado estará relacionado.

Cada projeto de mestrado/doutorado conta também com o envolvimento de bolsistas de iniciação tecnológica, matriculados em curso de graduação, que acompanharão o projeto de tese ou dissertação em desenvolvimento, podendo dar suporte a outros projetos de pesquisas.

A Universidade Federal de Juiz de Fora aprovou na Chamada 12/2020 do CNPq, o projeto MAI/DAI intitulado “Desenvolvimento tecnológico e inovação na cadeia produtiva de alimentos e bebidas”.  Este projeto foi definido a partir de uma seleção dentro da UFJF, em processo conduzido pela PROPP e a Diretoria de Inovação. O mesmo foi concebido por três programas de pós-graduação da UFJF – Química, Farmácia e Modelagem Computacional, em projetos de pesquisa de interesse das empresas do setor, apresentando soluções tecnológicas em assuntos que serão temas de dissertações e teses em cada um dos três programas supracitados.

A proposta do Programa MAI/DAI da UFJF foi contemplada, se estabelecendo principalmente a partir da consolidação do interesse e da participação de 11 Empresas Parceiras, que de forma incontestável, também estão assumindo juntamente com o CNPq, os riscos tecnológicos inerentes ao processo de inovação, mediante as contrapartidas financeiras previamente acordadas.

O perfil heterogêneo das empresas, tanto em relação às suas áreas de atuação dentro do segmento de alimentos e bebidas, como também em relação aos portes, é resultado do planejamento estratégico previamente elaborado para uma proposta de Programa MAI/DAI que estabeleça relações com empresas de renome internacional, mas também com empresas nacionais e regionais.

O setor de alimentos e bebidas é diversificado no Brasil. Sua pluralidade é notória e de extrema relevância, pois visa atender uma demanda básica da população, comida! Comer é um ato de prazer, não apenas uma necessidade básica e fisiológica. Questões culturais estão diretamente relacionadas a este ato. Assim, é essencial perceber que a inovação na área de alimentos está em cada produto, em cada processo, em cada nova possibilidade de enxergar as demandas dos consumidores e atendê-las. Esta visão ampla também precisa estar contemplada em um Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação com foco nas indústrias e agronegócios. Trazer pequenas, médias e grandes empresas para dentro da Universidade e colocá-las diretamente em contato com os Programas de Pós-Graduação, por meio dos projetos com os bolsistas, visa estimular a criação de uma rede de parcerias entre a UFJF e as empresas, viabilizando assim a execução dos projetos de pesquisas e de tecnologias inovadoras. Esta proposta fundamenta-se em auxiliar as empresas no desenvolvimento ou na melhoria de produtos, processos e serviços que favoreçam o avanço das empresas no setor de alimentos e bebidas.

Os mestres e doutores formados neste projeto deverão ter competência diferenciada, além dos saberes clássicos das áreas de Química, Farmácia e Modelagem Computacional, para gerar conhecimento científico avançado voltado para a Inovação tecnológica e habilidade para a docência e a formação de futuros pesquisadores com perfil para fomentar a inovação.

Responsáveis pelo projeto:

Prof. Luiz Fernando Cappa de Oliveira – Departamento de Química/UFJF (Coordenador)
Prof. Ítalo Tuler Perrone – Faculdade de Farmácia/UFJF
Prof. Leonardo Goliatt – Dep Mecanica Aplicada e Computacional