Fechar menu lateral

Inovação em prol da sustentabilidade

Em menos de uma década, o Brasil precisa atender aos objetivos estabelecidos pela Agenda 2030, um plano de ações elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e assinado por líderes de 193 países. A decisão histórica aponta o cumprimento de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), voltados para atingir uma escala global de sustentabilidade por meio de três dimensões: social, ambiental e econômica. Para discutir a integração entre Universidade e sociedade para o alcance desses objetivos, acontece a primeira edição da “Jornada Sustentável: um novo olhar sobre os ODS”.

O evento ocorre entre os dias 22 e 24 de setembro e será transmitido ao vivo pelo Youtube. As inscrições estão disponíveis on-line. De acordo com a professora da UFJF e coordenadora da Jornada, Priscila Capriles, a programação foi pensada de forma a dar espaço para membros da comunidade acadêmica que estão envolvidos em temas relacionados à inovação e sustentabilidade. O evento é aberto para todos interessados.

Em sintonia com o objetivo da Jornada, a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira, avalia as universidades como espaços fundamentais para a defesa e a criação de uma cultura institucional de educação para a cidadania. “Nosso intuito é que os projetos e programas do ensino, pesquisa e extensão estejam alinhados à proposta geral de um desenvolvimento sustentável. Aos poucos, pretendemos criar esta cultura institucional internamente e incentivar toda produção acadêmica a estar envolvida com os ODS.”

O diretor de Inovação da UFJF, Ignácio Delgado, também frisa o esforço da Universidade no fomento de ações que dialogam diretamente com os objetivos globais da ONU. De acordo com Delgado, o empenho em catalisar iniciativas na área de empreendedorismo e inovação tecnológica repercute “na melhoria da condição de saúde, do meio ambiente, do crescimento econômico e da criação de condições para que a vida na cidade seja marcada por uma infraestrutura mais amigável, inclusiva e inovadora”.

Inscrições para o evento já estão abertas

Programação da Jornada Sustentável
No primeiro dia da Jornada, terça-feira, 22, a mesa-redonda debate como integrar sustentabilidade e soluções ambientais direcionadas ao meio urbano. Os convidados são os pesquisadores Bruno Milanez, Nathan Barros (ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora), Isabel Pinheiro (Universidade Federal do Pará) e Sabrina Barbosa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). No dia 23, quarta-feira, a discussão é sobre inovação e empreendedorismo sustentáveis, com a professora Mariana Fonseca (UFJF); a fundadora do Extraclass, Carolina Fonseca; e Guilherme de Oliveira, fundador do Projeto Vivart.

Fechando o último dia do evento, quinta-feira, 24, a mesa sobre o protagonismo jovem na Agenda 2030 recebe os convidados Cássia Moraes, fundadora do Youth Climate Leaders; Cleuller Camilo, presidente do ESF Brasil; Gabriel Gonçalves, presidente do Time Enactus UFJF; e Rafael Hamada, diretor comercial da plataforma Jaleko Acadêmicos. Todas as mesas-redondas começam às 19h, com duração de uma hora e meia, e são mediadas por estudantes do Time Enactus UFJF – vinculado ao programa Enactus, uma rede internacional, voltada para universitários, focada em ações de empreendedorismo e desenvolvimento comunitário.

Objetivos de desenvolvimento sustentável
Sobre a sintonia da programação do evento com os objetivos globais estipulados pela ONU, a professora Priscila Capriles explica que o caminho para cidades e comunidades sustentáveis passa pelas diretrizes delineadas pelos ODS. Ela enumera exemplos: “são ações que impactam na erradicação da pobreza e da fome; na geração de agricultura e indústrias inovadoras e sustentáveis; na promoção de saúde, bem estar e educação de qualidade; e na geração de uma energia mais limpa e um consumo mais sustentável, induzindo a proteção de ecossistemas.” O resultado, segundo a professora, é refletido em um ambiente mais igualitário, justo e pacífico.

Outras informações:
Inscrições para a Jornada Sustentável
Canal Cidades Inteligentes

Fonte: UFJF