Fechar menu lateral

Critt na Quarentena chega à sua vigésima edição e debate a “Guerra das Vacinas” e “Qualidade de vida e significado do trabalho”.

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está realizando uma programação especial de eventos on-line durante o período de isolamento social. Em sua vigésima edição, o “Critt na Quarentena” desta semana apresenta uma programação especial, trazendo para o foco temas como saúde, qualidade de vida e trabalho.

 

Critt Talk

O Critt Talk acontece na próxima quarta-feira (02), às 15h, na plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN) e terá como tema “Saúde e Poder: a Guerra das Vacinas”. O workshop, que será mediado pelo diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Godinho Delgado, contará com a participação dos Representantes do Nates e do PPG em Saúde Coletiva. 

A iniciativa do Critt terá como convidado especial Reinaldo Guimarães, pesquisador na área de saúde coletiva, com atuação de relevo na pesquisa e na gestão pública. Além de ocupar várias funções de relevo na administração pública federal Reinaldo Guimarães foi vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades – Abifina e hoje é pesquisador do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada à Saúde (NUBEA/UFRJ) e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (2018-2021). Estarão presentes no evento Maria Teresa Bustamante Teixeira, Coordenadora do Núcleo de Assessoria, Treinamentos e Estudos em Saúde – NATES, bem como Maximiliano Ribeiro Guerra e Isabel Cristina Gonçalves, coordenador e vice do PPG em Saúde Coletiva da UFJF

Reinaldo Guimarães vai apresentar o panorama internacional de desenvolvimento das vacinas contra o SARS-CoV-2, abordando suas dimensões geopolíticas e sanitárias. Como os principais centros de poder internacionais, a comunidade científica e a indústria farmacêutica estão se movendo na “corrida pela vacina”? Quais as possibilidades reais de produção de uma vacina dotada de eficácia, segurança e eficiência? Como o Brasil está participando desse esforço? Para participar, basta fazer a inscrição gratuitamente no Sympla, onde aparecem, também, outras informações sobre o evento e o perfil de Reinaldo Guimarães.

 

Conheça os parceiros do Critt para o Talk

O Núcleo de Assessoria, Treinamentos e Estudos em Saúde – NATES – como núcleo acadêmico da UFJF, visa institucionalizar um espaço integrando as unidades acadêmicas da UFJF e as instituições prestadoras de serviço na área de abrangência da UFJF. Sua meta principal é propiciar o desenvolvimento de debates, estudos, projetos e pesquisas que contribuam para identificar e atender as necessidades de saúde – tendo como eixo a abordagem da Atenção Primária à Saúde – objetivando o aperfeiçoamento dos sistemas de saúde e a melhoria da qualidade de vida da população.

O espaço do NATES abriga o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) – Mestrado e Doutorado Acadêmicos que está vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFJF, com o apoio de diferentes departamentos e unidades da Instituição. O programa se estrutura em duas linhas de pesquisa: Política, Gestão e Avaliação de Sistemas e Programas de Saúde e Processo Saúde-Adoecimento e seus Determinantes

 

Critt Live

O Critt Live desta semana acontece na próxima quinta-feira (03), às 17h, no Instagram do Critt (@crittufjf) e terá como tema “Qualidade de vida e significado do trabalho”.  A convidada para a conversa, que será mediada pela responsável pelo Setor Finalístico de Treinamento do Critt/UFJF, Josane Gomes Weber Oliveira, é Sonia Mara Marques, professora de graduação e pós-graduação, palestrante na área de desenvolvimento de pessoas e processos, doutora em Administração. 

 

Se inscreva para o Workshop Saúde e Poder: a Guerra das Vacinas

Siga o Instagram do Critt