Fechar menu lateral

Vice-reitora da UFJF participa de Critt Talk com pesquisadores sobre inovações tecnológicas para combate à Covid-19

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoverá, a partir da próxima quarta-feira (15), mais uma série de eventos on-line durante o período de isolamento social. Desta vez, o “Critt na Quarentena” conta com a presença da Vice-reitora, Girlene Silva, e de pesquisadores da UFJF para apresentar as soluções inovadoras, desenvolvidas no âmbito acadêmico, de enfrentamento à pandemia do coronavírus. A semana também terá uma live sobre como realizar parcerias de negócios entre a iniciativa privada e a universidade. 

 

Critt Talk 

 

Na próxima quarta (15), às 15h, na plataforma de webconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN), serão apresentados os dois produtos inovadores: Face Shield TEZ e Ventilador Mecânico Eletropneumático Simples (VMEPS). Além da presença dos inventores, o talk será mediado pela Vice-reitora e terá a participação do Diretor de Inovação, Ignacio Delegado. Os interessados podem realizar a inscrição gratuita no Sympla

 

O Face Shield TEZ é um modelo de protetor facial com características inovadoras, em material polimérico planificado e auto estruturado por encaixes. Com isso, atende melhor às necessidades dos usuários, e também é sustentável e facilmente higienizado. O equipamento foi criado pelos professores do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, Paulo Miranda, Róber Dias Botelho e André Carvalho Mol Silva para ser desenvolvido em tecnologia simples e de baixo custo. O protetor já foi depositado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) nas modalidades desenho industrial, modelo de utilidade e marca. 

 

Já o Ventilador Mecânico Eletropneumático Simples (VMEPS) de Aplicação Específica para Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (ARDS), causada por coronavírus, está sendo desenvolvido pelos professores do Departamento de Engenharia Elétrica da UFJF, Pedro S. Almeida, Guilherme M. Soares e Exuperry B. Costa. A tecnologia consiste em um ventilador mecânico compatível somente com as necessidades do suporte ventilatório de paciente com ARDS. Além de propiciar que o equipamento seja fabricado na indústria nacional, como resultado de pesquisa e desenvolvimento emergenciais feitos na universidade pública brasileira, esta tecnologia simplifica o processo de construção e aumenta a velocidade de fabricação.

 

Critt Lives

 

“Como fazer parcerias de negócios com a UFJF?” será o tema abordado na live da próxima quinta-feira (16), às 17h, no perfil do  Critt no Instagram (@crittufjf). A gerente de Planejamento e Gestão, Débora Marques, vai conversar com a colaboradora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFJF, Vanessa Campos. A convidada é graduada em Tecnologia de Processos Gerenciais, graduanda em Engenharia de Produção e bolsista de Iniciação Tecnológica no Critt, com atuação em Propriedade Intelectual, em especial no âmbito de registro de marcas.

 

Inscreva-se para o evento on-line

 

Acompanhe o Critt no Instagram

 

Outras informações:

treina.critt@gmail.com