Fechar menu lateral

Critt lança edital para parceria em inovação aberta

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou nesta segunda-feira (22) o edital para o  “Parcerias em Inovação Aberta” (PIA). A  iniciativa é voltada para a seleção de propostas de empresas que desejam trabalhar junto ao Critt, com o intuito de implementar programas de inovação aberta, interagir com o ecossistema de inovação de Juiz de Fora e região, além de  promover um ciclo de fomento a inovações e o desenvolvimento de startups.

 

De acordo com o gerente do setor de Empreendedorismo do Critt, Rafael Gonçalves, o edital é uma forma de aproximação entre as empresas estabelecidas no mercado e as startups. “As empresas percebem que não é possível desenvolver produtos inovadores e soluções para as suas demandas apenas internamente”, explica. Ele afirma que as organizações “lançam mão das parcerias com o ecossistema de inovação, com a academia, com as startups e com outras empresas, para que elas possam inovar, contando com o apoio de toda a rede de inovação”.

 

EDITAL N°02/2020

 

Sobre o programa

O projeto estará aberto para a realização de hackathons; desafios de startups; demo days; programas de incubação de empresas; Speed Lab; oficinas de ideação e modelagem de negócios; parcerias tecnológicas e/ou mercadológicas com empresas pré-incubadas e incubadas no Critt; e entre outras metodologias de inovação aberta. “Isso ajuda tanto as empresas já estabelecidas conseguirem soluções para as suas demandas, como também ajuda as startups a conseguirem clientes e recursos para desenvolver a primeira versão do seu produto”, afirma.

 

Além disso, o Centro de Inovação da UFJF, no âmbito deste edital, oferecerá quatro vagas para a modalidade “Empresas Residentes” (presencial) e quatro vagas para a modalidade “Empresas Não-Residentes” (semi-presencial). As instituições aprovadas no processo seletivo poderão usufruir das estações de trabalho no espaço de Coworking e da infraestrutura de uso comum do Critt.

 

Inscrições 

O PIA destina-se a pessoas jurídicas de direito privado, com exceção dos microempreendedores individuais (MEI), sediadas em território nacional que busquem manter relacionamento de parceria com o Critt e a UFJF. Para participar, os interessados  devem preencher o formulário eletrônico de apresentação de proposta e apresentar os documentos de habilitação e qualificação técnica, em envelope fechado, conforme as orientações do edital. O programa é de fluxo contínuo e os procedimentos de inscrição podem ser  realizados a qualquer momento.

 

Incentivo ao empreendedorismo e a inovação

O “Parcerias em Inovação Aberta” faz parte de uma série de estratégias criadas com o objetivo de fortalecer e fomentar o desenvolvimento, a cultura inovadora e o empreendedorismo de base tecnológica na região da Zona da Mata. Segundo Rafael, a ideia com este edital é transformar o Critt, futuramente, em um hub de inovação aberta. “Ou seja, que a gente possa ser referência e que a gente possa ajudar as empresas a fazer contato com as startups, por meio da expertise que a gente possuí em programas de empreendedorismo”, finaliza.

 

Leia na íntegra o edital

Acesse o formulário eletrônico de apresentação de proposta

 

Outras informações:

Setor de Empreendedorismo – ibt.critt@gmail.com