Fechar menu lateral

Plataforma de combate ao novo coronavírus já está em funcionamento em Juiz de Fora

A startup Automaway, incubada no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a empresa Nvoip, de self-service por telefonia em nuvem, desenvolveram um serviço de teleorientação de saúde ao Covid-19, para a Prefeitura de Juiz de Fora. As plataformas são o “Disque-coronavírus” e o “Busco Saúde”. Através delas o cidadão é recepcionado por um atendente virtual, por meio do qual é possível fazer uma avaliação, para verificar se o caso se encaixa como suspeito da doença. O serviço, que permite o autodiagnóstico e, se necessário, falar com um dos profissionais de saúde, funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, é realizado pelo telefone (32) 3512-0768 ou on-line, é gratuito e esclarece dúvidas sobre o vírus e como proceder. Quando um usuário sintomático entra em contato com a programa, é orientado de acordo com a gravidade do seu quadro.

 

 A relevância do projeto

 

João Celson Junior, CEO da Automaway, enfatizou a importância da plataforma e os novos caminhos. “A plataforma web/mobile destina-se à pré-triagem segura dos usuários, auxiliando na identificação de casos sintomáticos e acompanhamento da evolução da Covid-19 na população local, além de oferecer um módulo para registro e gestão do serviço de teleorientação realizado por médicos e enfermeiros designados pela Secretaria Municipal de Saúde. A partir deste trabalho é possível orientar os pacientes e, se necessário, direcioná-los para unidades de saúde mais próximas e adequadas ao atendimento, a fim de reduzir filas de espera e aglomerações in loco. Como próximos passos, a plataforma está sendo preparada para integração com outras iniciativas de controle e estudo do novo coronavírus na cidade, como as pesquisas de previsão e incidência da doença, conduzidas por professores da UFJF.”

 

 Caminhos para reduzir a propagação do novo coronavírus

 

Buscando alternativas e meios para diminuir a disseminação do Covid-19, a empresa incubada RoboticTech está desenvolvendo um sistema de sensores que permite a desinfecção de elevadores, com intuito de diminuir o risco de contágio pelo novo coronavírus. Vinícius Vidal, sócio da empresa, ressaltou que estudos vêm sendo feitos. “Nós estamos desenvolvendo o conceito de uma solução que use o UV (radiação ultravioleta) para purificar ambientes fechados, como exemplo elevadores e salas de dentista. O objetivo é um produto aplicável em ambientes variados e com inteligência e conectividade, para alcançar o maior número de aplicações possível”.

 

Outras informações: Busco Saúde / Disque-coronavírus (32) 3512-0768 – segunda a sexta, das 8h às 18h