Fechar menu lateral

Critt inicia primeiro módulo da 4ª edição do SPEED Lab

Empreendedorismo e ideação foram os temas debatidos, na tarde da última segunda-feira (11), durante a primeira aula virtual do módulo inicial do programa SPEED Lab do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cerca de 34 pessoas participaram da videoconferência, mediada pelo economista e mestre em Propriedade Intelectual, Leonardo Frossard.

 

speed1Durante a ocasião, Leonardo falou sobre os segmentos de atuação do Critt, apresentou os perfis dos empreendedores e explicou todos os detalhes sobre o ciclo de vida de uma startup. O mestre também ouviu as ideias de negócios das 10 equipes e começou a trabalhar com as ferramentas “Análise 360°”, para identificar os aspectos internos e externos da ideia, e o “Círculo Dourado”, para melhor comunicar a proposta de valor do negócio.

 

O economista também disse que ao longo do programa os grupos irão gerar de ideias, desenvolver o mínimo produto viável (MVP), iniciar a capacitação de clientes e realizar a etapa de validação do modelo de negócio. De acordo com a coordenadora do SPEED Lab, Carolina Fonseca, o programa trabalha desde a fase de ideação até a inserção da startup no mercado. Carolina afirma que a iniciativa “é muito importante para equipes que estão no início de desenvolvimento da startup, que precisam validar e ter algumas confirmações, antes de desenvolver o produto e realizar conexões com o mercado”.

 

Primeira fase

 

Os módulos serão realizados on-line por meio de plataformas de conferência web. Conforme os organizadores, a fase 1 segue até o dia 10 de junho. Os instrutores desta etapa apresentarão conteúdos relacionados a definição do perfil do cliente, validação do problema e da solução, pesquisa de mercado e também sobre a construção do modelo de negócio.

 

O SPEED Lab tem o intuito de criar startups de base tecnológica. As fases do programa serão desenvolvidas por meio de metodologias e ferramentas para a capacitação, mentorias e avaliação diante da execução das tarefas por parte das equipes participantes.

 

Outras informações:

Setor de Empreendedorismo – ibt.critt@gmail.com

Pré-incubação do Critt – pre.critt@gmail.com