Fechar menu lateral

NIT participa de iniciativa pela biodiversidade e inovação

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é um dos participantes da “Parceria pela Biodiversidade + Inovação (P>B+i)”. Promovido pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia (ACFB/ANF), o projeto tem o intuito de converter, de forma sustentável, o potencial da biodiversidade brasileira em ganhos financeiros e bem estar social por meio da articulação entre atores dos diversos segmentos do mercado.

 

Segundo a ACFB/ANF, o Brasil é um dos países com maior riqueza de biodiversidade e apesar das diversas iniciativas, pesquisas e desenvolvimento no âmbito da preservação da natureza e na produção de produtos derivados, ainda são escassos os casos de sucesso na exploração coordenada, sustentável e em larga escala. O P>B+i irá coordenar ações, estimular parcerias e ajudar nas soluções de potenciais conflitos. De acordo com a gerente do NIT, Ana Carolina Vidon, a participação no projeto possibilita que as pesquisas oriundas da UFJF, que envolvam biodiversidade e inovação, possam obter parcerias para o seu desenvolvimento e licenciamento, permitindo maior probabilidade de inserção mercadológica  e melhoria da qualidade de vida da população.

 

Fases do projeto

A Parceria pela Biodiversidade + Inovação está estruturada em quatro fases principais. O ponto de partida foi o “Mapeamento de Atores e Interessados”, em seguida ocorrerá a “Identificação de Ofertas e Demandas”. Posteriormente, a “Aproximação de Interessados” e “Estruturação de Parcerias ou Consórcios”.

 

Mapeamento de Atores e Interessados

Iniciada em março deste ano, a primeira fase consiste na identificação de atores e interessados em apresentarem demandas e oportunidades relativas ao desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade.

 

Identificação de Demandas e Ofertas

Nesta etapa, serão realizadas entrevistas com os  interessados e à coleta de informações sobre ofertas e demandas. O objetivo é verificar se existem ofertas de pesquisas em estágio avançado para fins de desenvolvimento conjunto; produtos para licenciamento; serviços analíticos e tecnológicos e compartilhamento de infraestrutura. Além disso, esta fase também analisa a demandas por fornecedores de matérias primas, produtos e serviços; instalações industriais; estudos sobre classes terapêuticas ou segmentos de mercado específicos. Essa parte de identificação está prevista para acontecer em julho.

Ambas as fases seguirão em paralelo ao longo do ano. A realização das demais fases dependerá do andamento do projeto, sendo antevisto pelo menos um evento para apresentação de resultados parciais, ainda em 2020.

 

Aproximação dos interessados
Esta etapa tem o intuito de aproximar os ofertantes, demandantes e especialistas na intermediação de contatos.

 

Estruturação de parcerias ou consórcios

A equipe de coordenação da P>B+i buscará apoiar o estabelecimento de parcerias ou até mesmo consórcios entre as partes.

Outras informações:

att.critt@ufjf.edu.br