Fechar menu lateral

Critt comemora 25 anos com evento online

siteeeeeeeeee-2Inovação, desenvolvimento e empreendedorismo são as palavras que marcam os 25 anos de trajetória do Centro Regional Inovação de Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desde sua criação, em 28 de abril de 1995, a instituição desenvolve de maneira excelente os serviços de gestão da inovação e proteção ao conhecimento. Nesta quarta-feira (29), o Critt realizará uma cerimônia online de comemoração na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) a partir das 14h. Os interessados devem realizar a inscrição gratuita no Sympla.

 

O evento virtual terá a presença do reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, do diretor do Critt, Ignacio José Godinho Delgado, de ex-dirigentes e dos colaboradores. A reunião tem o intuito de ressaltar a atuação da instituição como membro ativo no ecossistema de inovação, transferindo e fomentando a adoção e criação de novas tecnologias, além de incentivar o empreendedorismo na Zona da Mata e Campo das Vertentes.

 

O centro atua, desde 1995, na aproximação entre a universidade e a sociedade por meio de serviços de transferência de tecnologia e de soluções inovadoras. De acordo com Ignacio Delgado, o órgão é peça chave para a inovação por meio do estímulo a geração de ativos baseados no conhecimento. Ele diz que o Critt é crucial para que o conhecimento chegue para o universo produtivo e eleve a qualidade e competitividade das empresas. “É decisivo na formação de uma nova geração empresarial que não veja na degradação do trabalho e do ambiente vantagens competitivas, mas mire a inovação e o bem-estar da população”, afirma.

 

Por meio da inovação é possível produzir com maior eficiência e menor custo unitário. Segundo o economista da UFJF, Fernando Agra, é um dos instrumentos para o crescimento e desenvolvimento de uma nação. Fernando também aponta que o empreendedorismo é imprescindível  para  a geração de emprego e renda. “Tão importante quanto esse é fazer a ponte entre a instituição pública, que mais desenvolve pesquisa no país, e os empresários e investidores. Esse é o papel da transferência de tecnologia”, explica. Agra conclui que o conjunto de variáveis que o Critt trabalha é fundamental para o crescimento, desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população.

 

Para o gerente Administrativo e Financeiro, Leandro Carvalho Tostes, a cada ano a instituição se destaca em novas estratégias para fomentar a inovação com os laboratórios de ideação, speedlabs, palestras entre outras atividades desenvolvidas. “Espero que nos próximos anos o Critt se destaque no cenário nacional como fomentador da inovação e do empreendedorismo levando o desenvolvimento da economia regional a ser reconhecida como protagonista de peso na economia brasileira”, relata.

 

A instituição presta serviços para empreendedores e empresas que buscam assessoria para o desenvolvimento de novos produtos ou aperfeiçoamento de processos de produção em diferentes áreas. Estas ações vêm contribuindo para difundir a aplicação de novos conceitos, métodos e tecnologias de gestão, estimulando sua utilização.

 

Podemos olhar para o passado com orgulho e sensação de dever cumprido. O futuro nos reserva  mais soluções inovadoras, mais crescimento e boas histórias. Juntos, com trabalho e dedicação, podemos continuar contribuindo para a construção do futuro sustentável, tecnológico e melhor. E vocês: servidores, técnico-administrativos, terceirizados e bolsistas são essenciais para isso.

 

Inscreva-se para participar da comemoração online

 

Confira também a programação online de eventos durante o isolamento