Critt lamenta a morte de José Luiz Rezende Pereira

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lamenta profundamente o falecimento do professor da Faculdade de Engenharia, José Luiz Rezende Pereira, nesta quarta-feira (8). O docente, de 70 anos, era coordenador do Instituto Nacional de Energia Elétrica (Inerge) e participava de projetos na área de geração de energia.

Segundo o diretor do Critt, Ignacio Godinho Delgado, José Luiz Pereira era  uma pessoa cordial, dedicada à universidade e com uma liderança serena e firme junto ao grupo que constituiu, responsável por uma das áreas mais produtivas da UFJF, com laços e projeção nacionais e internacionais. Para Ignacio, a convivência com o professor reforça a convicção de que é possível conviver com respeito, harmonia e disposição colaborativa com pessoas em campos distintos da vida social. “José Luiz vai fazer muita falta na UFJF. Minha solidariedade a colegas e familiares. Que possam encontrar conforto nesse momento de dor”, afirma.

O presidente da Direção do INESC P&D Brasil, Vladimiro Miranda, diz que o prestigiado cientista e acadêmico foi  um amigo da instituição e “um amigo pessoal de muitos de nós”. Além disso, Vladimiro declara que o docente foi, sobretudo, “um exemplo digno de professor que prestigiou, pela sua ação científica e docente, e prestigia, pela memória e exemplo que nos deixa, a universidade”.

Durante a carreira acadêmica, José Luiz Rezende Pereira exerceu papel de liderança no curso de Engenharia Elétrica, participando da criação do PPG em Engenharia Elétrica em 1998. Em 2006, José Luiz foi  vice na chapa liderada pelo Professor Henrique Duque. Ele também colaborou com a criação do Instituto de Ciência e Tecnologia de Energia Elétrica, o único INCT da UFJF.

Além dessas atuações, ele esteve ativo em cerca de 15 projetos de prestação de serviço tecnológicos ou Acordos de Pesquisa e Desenvolvimento. Entre eles, 13 foram encerrados e dois ainda estão em vigência. José Luiz colaborou com os projetos: CEPEL – JL; ESTRATÉGICO 3; TEC APQ 00074/09; INFRAESTRUTURA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NA UFJF – 343/09; TEC 67/10; CEPEL 2012; CEPEL 2014; TEC APQ 03609/17; CONVÊNIO 852.893/2017 – MONITORAÇÃO DE RAMAIS; CEPEL 2011; DUKE JL; FORTALECIMENTO DA INFRA-ESTRUTURA DE PÓS-GRADUAÇÃO – 142/08; PROINFRA ESTADO DA ARTE – 0760/10, entre outros.