Summer School reflete sobre mercados de energia e modelos de negócios

Summer_School_FrontO Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizará o Summer School 2020 sobre “Mercados de Energia e Modelos de Negócio de Energia”. A programação acontecerá entre os dias 25 e 28 de março na UFJF. Os interessados podem fazer a inscrição online por meio do site.

Com a duração de quatro dias, o evento traz pesquisadores com reconhecimento internacional nas diversas áreas de energia, potência, geração renovável, cidades inteligentes, mineração de dados e análise de preços. O objetivo é desenvolver novas habilidades e aprimorar o conhecimento dos participantes, proporcionando um fórum para a discussão de novas idéias em campo.

Os palestrantes são o Professor associado no grupo de Análise de Energia e Mercados (ELMA) do Centro de Energia Elétrica e Energia (CEE), Departamento de Engenharia Elétrica (DTU Elektro) da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), Jalal Kazempour; o Doutor pela Escola de Engenharia Industrial-ICAI da Universidad Pontificia Comillas, na Espanha, José Villar; o CEO da PSR – Consultoria e Análise Energética, Brasil, Luiz Augusto Barroso; e o Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Potência pela UFJF, Rodrigo Novaes.

Cursos

O programa oferecerá três cursos principais com os títulos de: “Otimização e modelos de teoria dos jogos para mercados de eletricidade sob incerteza”, “Do tradicional ao novo mercado de eletricidade“ e “Uma visão da modernização do setor elétrico no Brasil”.

Curso 1: Otimização e modelos de teoria dos jogos para mercados de eletricidade sob incerteza

Ministrado por Jalal Kazempour, às aulas desenvolverão temáticas sobre o problema de compensação do mercado de eletricidade como uma otimização e depois como um problema de equilíbrio. Serão explorados os diferentes esquemas de preços e a satisfação de quatro propriedades econômicas desejáveis ​​do mercado, incluindo eficiência de mercado, compatibilidade de incentivos, recuperação de custos e adequação de receita. Por fim, o curso incorporará incerteza ao problema de limpeza do mercado de eletricidade e fornecerá uma discussão aprofundada sobre diferentes alternativas, abrangendo programação estocástica, otimização robusta e otimização distributiva. Summer_School_Back

Curso 2: Do tradicional ao novo mercado de eletricidade

O curso apresentado por José Villar analisa como a estratégia de transição energética da maioria dos países do mundo para um mix de energia descarbonizada tem fortes implicações sobre como os mercados de eletricidade podem evoluir. Além de destacar o potencial dos novos recursos de energia distribuída, a capacitação aborda os aspectos do balanço do sistema e serviços do sistema; da economia de sistemas de energia; dos mercados de eletricidade; da regulamentação e tarifa e dos novos mercados de energia e flexibilidade.

Curso 3: Uma visão da modernização do setor elétrico no Brasil

O workshop será ministrado por Rodrigo Novaes e abordará assuntos relacionados à modernização do setor elétrico brasileiro, iniciado com a 33ª Audiência Pública do Ministério da Energia e atualmente em andamento através do Grupo de Trabalho de Modernização da Eletricidade. Quatro tópicos principais serão apresentados: a criação de um pagamento por capacidade, mudanças no processo de cálculo de preços à vista, liberalização do mercado de varejo e segurança do fornecimento.

Além destes, o programa será composto por palestras e painéis de discussão sobre “Tecnologia e transição energética: desafios para operações, planejamento e economia dos sistemas de energia do futuro”, “Mercados Futuros de Energia e Modelos de Negócios em Novas Energias” e “Projetos europeus de pesquisa e desenvolvimento nos mercados de energia. Os participantes também poderão esclarecer todos os questionamentos em uma sessão de perguntas e respostas.

Inscrições

As inscrições para o Summer School 2020 garantem acesso a todos os cursos, palestras, painéis de discussões e coffee breaks. O investimento será de R$90 para estudantes de graduação, R$160 para alunos de pós graduação e R$220 para profissionais. Os discentes de pós graduação e profissionais terão direito ao jantar. Os graduandos precisam de um pagamento extra para participar do jantar.

Inscrições para o Summer School 2020

Veja a programação completa do Summer School