Fechar menu lateral

Critt realiza cerimônia de graduação para Mais Laudo

Com a graduação da empresa Mais Laudo no dia 13 de fevereiro, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcança a marca de 32 empresas lançadas no mercado nas últimas décadas. As startups foram acompanhadas pela Incubadora de Base Tecnológica (IBT) e receberam orientações sobre desenvolvimento de produtos, além de aproveitar do espaço físico para instalação. A cerimônia acontece, às 19h30, no Coworking do Critt.

 

A Mais Laudo é uma empresa incubada na área de telemedicina e desenvolvimento de sistemas inovadores para emissão de laudos médicos a distância, utilizando a plataforma WEB. De acordo com o gerente do Setor de Empreendedorismo, Rafael Gonçalves, o esforço dos desenvolvedores e o apoio dado pelo Critt foram primordiais para a iniciativa atingir o patamar de empresa com milhares de cliente no Brasil e presente em quase todos os estados brasileiros.

Mais Laudo

Fundadores da Mais Laudo durante apresentação no Critt em 2017

Para o sócio-administrador, João Marcos, o processo de incubação foi base fundamental para o desenvolvimento da Mais Laudo. “Nossa trajetória no Critt foi excelente, conseguimos acelerar a empresa, alcançar mercado rapidamente e crescer além do que planejamos”, diz. Segundo ele, começar a startup na incubadora minimiza a chance de erros e potencializa as decisões mais assertivas. João conclui que “a incubadora te blinda de problemas corriqueiros, como saber o que fazer no começo, quem procurar, onde dar foco e entre outros”.

 

O processo de incubação é voltado para o desenvolvimento de startups de base tecnológica, com a duração prevista de 1 ano e seis meses, divididos em três fases de seis meses. Além de oferecer as dependências físicas, sala de reuniões, auditório e o Coworking, a equipe da incubadora faz o monitoramento do negócio, avaliando, ao final de cada fase, a maturidade e o desenvolvimento do empreendimento. “A gente também proporciona consultorias, capacitações, mentorias, participação em eventos e apoio a computação de editais de fomento para poder desenvolver o negócio”, explica o gerente.

 

O Centro de Inovação contribui para a formação dos empreendedores e prepara a startup para o crescimento sustentável. Conforme Rafael, os empreendedores aprendem sobre gestão empresarial, gestão de inovação e capacitação de recursos. Ele diz que a expectativa é que empresa graduada “tenha condição de se desenvolver e crescer, sempre com uma perspectiva estratégica”. Após a graduação, as organizações podem continuar o vínculo com o Critt por meio do Condomínio de Empresas, capacitações, parcerias e também pela participação do banco de mentores.

 

Atualmente, o Critt conta com 4 empresas incubadas, três empresas no condomínio e mais de 60 organizações já passaram pela incubadora. A atuação da instituição é voltada para o gerenciamento da política de inovação da UFJF e para prospecção dos empreendedores e empresas que buscam assessoria para o desenvolvimento de novos produtos ou aperfeiçoamento de processos de produção em diferentes áreas. O Centro também favorece o desenvolvimento econômico e social, por meio de tecnologias limpas, proteção ao meio ambiente e o respeito à natureza.

 

Incubadora de Base Tecnológia (IBT) 

 

Setor de Empreendedorismo