Fechar menu lateral

Rinobot sobe ao pódio em competição de robótica Latino Americana

IMG-20191026-WA0044

Alcançando vôos mais altos, a Equipe de Competição de Robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora,  Rinobot, foi vice-campeã na Latin American Robotics Competition (LARC), principal competição científica continental no campo da robótica autônoma da América Latina. A competição foi realizada entre dos dias 22 a 26 de outubro, no campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul.  

 

A equipe competiu nas categorias SPL – Standard Platform League e Futebol VSSL – Very Small Size League, chegando ao pódio em ambas, disputando contra outras 24 equipes de diversos países. Para capitã geral da equipe, Rayssa Soares, participar do campeonato é importante pois permite a “possibilidade de ganhar o aprendizado, o conhecimento que pegamos e transmitimos para as outras equipes, a interação e o desenvolvimento em modo geral, tanto em trabalhar sob pressão quanto em grupo.” 

 

IMG-20191027-WA0012Rayssa ainda aponta a evolução da equipe comparando com anos anteriores da competição. “Uma das categorias que levamos, o Futebol VSSL – Very Small Size League, teve uma crescente evolução, vide classificações que tivemos nesta mesma competição em edições anteriores: 2016 no 16° lugar; 2017 no 10° lugar; 2018 no 5° lugar e 2019 no 2° lugar e não só isso, a Categoria SPL – NAO também está voltando com tudo, sendo que em 2017 nos consagramos campeões, permitindo que viajássemos para competir no Canadá, em 2018 acabamos ficando em terceiro, mas esse ano conquistamos o segundo lugar!” 

 

 A Rinobot é uma equipe de competição da UFJF voltada para o campo da robótica e composta por estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade. Iniciado em maio de 2016, o time coleciona troféus e títulos brasileiros e internacionais. O time visa a disseminação da robótica e a participação de competições com aparatos que disputam futebol de robô, mini sumô e outras categorias, também acumula prêmios como RoboCup 2018 em Montreal, Winter Challenge, Iron Cup, SMILE (Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo) em 2019 em São Caetano do Sul, entre outros.