Critt UFJF participa do I Encontro de Economia Criativa de JF

O I Encontro de Economia Criativa de Juiz de Fora será realizado no próximo dia 25, no Museu de Artes Murilo Mendes, das 9h às 17h30. Contando com o apoio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Critt UFJF), o evento irá reunir representantes de diversas áreas criativas, como cultura, tecnologia, turismo e lazer, para troca de conhecimento sobre empreendedorismo e inovação neste setor. As inscrições podem ser feitas gratuitamente aqui.

Economia criativa getty images

Diversos empresários criativos irão compartilhar as oportunidades e desafios que encontram neste setor na cidade. (Foto: Getty Images)

De acordo com o Sebrae, Economia Criativa é o conjunto de negócios que têm o capital intelectual, a cultura e a criatividade como insumos primários para gerar valor econômico. Além de promover a diversidade cultural e o desenvolvimento humano, a área criativa gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira em 2015, segundo “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, publicado pela Firjan no ano de 2016.

A organizadora do evento, Wanessa Bittar, explica de onde surgiu a ideia do encontro. “No atual cenário, de Juiz de Fora como cidade de referência na área de serviços e, principalmente, no que diz respeito aos serviços educacionais, surge a necessidade de iniciar o fomento da economia criativa, estabelecendo conexões entre todos aqueles envolvidos com o setor.”

Representantes de instituições educacionais, estudantes dos setores criativos e de políticas públicas, empreendedores e interessados pelo tema poderão participar de palestras, workshops e debates sobre Economia Criativa durante todo o dia. Na parte da manhã, empresas Juniores da UFJF e a incubada do Critt, Imersa, irão compartilhar os desafios e oportunidades que encontraram no setor criativo.

E o diretor do Critt, Ignácio Godinho, participará do debate “Juiz De Fora: Um potencial polo de Economia Criativa na Zona da Mata Mineira”, juntamente com os professores da UFJF, Ricardo Cristöfaro (IAD) e Christina Ferraz Musse (Facom). A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Segundo Wanessa Bittar, a expectativa do Encontro é criar novas conexões e estimular o surgimento de mais iniciativas neste setor, de modo que ele cresça no ambiente de empreendedorismo e nas pautas públicas. “A economia criativa, se bem articulada, potencializa muitos setores e ainda afirma a identidade local. E o melhor, fomenta uma economia limpa e aquecida de pequenos empreendedores que geram renda e trabalho para a população local.”

O I Encontro de Economia Criativa de JF será encerrado com um workshop prático de empreendedorismo facilitado pelo Instituto de Educação por Experiência e Prática (IEEP). Haverá emissão de certificado para o turno da manhã e da tarde.

Outras informações: I Encontro de Economia Criativa de JF