Fechar menu lateral

Empresa incubada do Critt é destaque no Empreenda. Em Ação!

Projetos da Universidade Federal de Juiz de Fora foram premiados na final da competição Empreenda. Em Ação! O evento foi realizado entre os dias 25 e 27 de julho, em Ouro Preto, e a Scanner Bovino, empresa incubada do Centro Regional de Inovação e Transferência Tecnológica (Critt UFJF), foi destaque na categoria Modelo de Negócio.

 

WhatsApp Image 2018-07-28 at 08.49.23

Kátia Melo foi a grande vencedora do Empreenda. Conexão! Foto: Fabrício Campos

Inicialmente, o Empreenda. Em Ação! contou com a participação de 55 projetos, tendo, no total, 18 finalistas disputando a grande final, o Empreenda. Conexão!. A egressa da UFJF, Kátia Táila Silva de Melo foi a campeã da competição com seu projeto, Microexpositor Refrigerado. Graduada em Engenharia Elétrica, Kátia conta que desenvolveu o protótipo – em trabalho conjunto com alunos da graduação – após perceber uma demanda de mercado.

 

“Há pesquisas que apontam para um aumento de 50% das vendas de determinados produtos quando há pequenos refrigeradores próximos aos caixas dos supermercados. O projeto foi baseado nessa demanda, com o objetivo de estimular a venda por impulso.”

 

Na categoria Melhor Modelo de Negócio o premiado foi o Scanner Bovino, aplicativo que, com a câmera de um smartphone, permite ao criador de gado identificar o número que se encontra no brinco de seu animal e acessar todas as informações registradas sobre ele. Um dos criadores do app, Pedro Duim, destaca que a equipe recebeu retornos valiosos da banca da competição. “Os feedbacks que eles nos deram é de que o Scanner Bovino é muito escalável. Mais que isso, recebemos conselhos de estratégias de entrada de mercado.”

 

WhatsApp Image 2018-07-28 at 08.49.26

A empresa incubada Scanner Bovino foi destaque como Melhor Modelo de Negócio. Foto: Fabrício Campos

O último censo agropecuário divulgado mostrou que a presença de tecnologia no campo está crescendo, o que aumenta as possibilidades de negócios inovadores voltados a esse setor. No caso do Scanner Bovino, Duim salienta aspectos do modelo de negócios que foram adotados pela empresa:

 

“Nosso cliente é um assinante da plataforma, ele paga pelo número de cabeças dentro dela. Mas, principalmente, tentamos fortalecer a relação com nosso cliente, fazemos ele entender que é nosso parceiro, e que nosso negócio cresce de acordo com o feedback que ele nos dá. Além disso, somos uma equipe coesa e motivada, sempre trabalhamos juntos, porque o que fazemos é ajudar o homem do campo a aumentar a produtividade dele.”

 

O Empreenda. Em Ação!

O Empreenda. Em Ação! visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo e a geração de novos negócios nas universidades, através de uma rede que envolve a comunidade acadêmica e parceiros que podem ajudar no desenvolvimento de projetos. A grande final foi disputada no último final de semana em Ouro Preto, e reuniu estudantes, docentes, e investidores no evento Empreenda. Conexão!

 

Leia também: #TánoCritt: Scanner Bovino

Equipe juizforana conquista segundo lugar em evento de robótica