Fechar menu lateral

#TánoCritt: OPT

 

Com uma proposta de gestão, a OPT é uma empresa que constrói soluções inovadoras para o planejamento operacional e para a optimização de transportes coletivos urbanos. A companhia hoje realiza também trabalhos de consultoria na área.

 

Tudo começou quando o engenheiro mecânico Nuno Balhau, saiu de seu país de origem em, Portugal, para fazer um intercâmbio na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2012. Em seu primeiro mês, já havia conseguido um estágio na área: “Meu pai trabalha como mecânico, então já tenho várias noções. Quando cheguei, em um mês já tinha estágio em uma empresa como ajudante de frota, auxiliar de frota.”

 

Porém, a ideia de abrir um negócio veio quando Nuno trabalhou com uma frota que requeria 500 equipamentos, sendo que cada um deles estava em um lugar diferente do país. “Eu detectei que, com os controles na planilha, conseguimos gerir e ainda estava acima da média. Então, se consigo gerenciar 500, com a mesma consigo administrar 20. Qualquer empresa menor teria o mesmo sistema. Então comecei a planejar com meu futuro sócio Felipe, que também estudou comigo, abrir um negócio de assessoria de frotas.”

 

Com o planejamento desenvolvido, precisavam agora de recursos para colocar em prática os planos para construir a empresa. Por isso, em 2013 os sócios tiveram a ideia de procurar o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT UFJF): “Viemos até o Critt e fizemos a famosa pergunta: Quero incubar, como faz? Fomos praticamente os filhos da incubadora”.

794d0775_9d8d_49b4_bc5a_0fd7167d209a

Segundo Nuno, a ideia principal era criar um shopping de autopeças, porém continuam a dar consultoria para seus clientes: “Avaliamos a situação toda da frota e planejamos ciclicamente a manutenção. Tudo que tem a ver com planejamento e estoque nós atendemos, além de vender peças também tanto pelo centro de distribuição em São Paulo quanto pela internet.”

 

 

Em relação ao papel da incubadora, o engenheiro completa: Nos ajudaram muito a participar de programas de fomento à inovação. Todos que tiveram sucesso foram muito bons. Ajudaram muito também na  questão de planejamento com a empresa, que nem sabíamos como fazia. A IBT (Incubadora de base tecnológica) ajudou demais, a TT (Transferência de tecnologia) a PC (Proteção ao conhecimento) e a Comunicação também foram muito importantes.

 

Após a graduação na Incubadora, em 2017, os empresários decidiram desenvolver um projeto de “Gestão e aprimoramento de frota” para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o objetivo de identificar os processos de manutenção existentes nas frotas da Universidade e, assim, fornecer melhorias e impulsionar o investimento na manutenção preventiva.

 

“Quem fez termos o primeiro contato com a pró-reitoria de Infraestrutura depois de inúmeras tentativas, foi o professor Ignácio – atual diretor do Critt-, que abriu as portas para falar com o pró reitor”, relembra Nuno. “Depois foi tudo sinérgico: fizemos um levantamento do ponto que estávamos, preparamos uma licitação e ganhamos. Aí começamos o trabalho em Janeiro de 2017.”

 

Ao fim do projeto, que terminou no início deste ano, os resultados foram satisfatórios.  Perceberam melhoras significativas nos indicadores, assim como os gastos. “Como é uma instituição pública, a questão não é o dinheiro, mas sim a diminuição de erro. A cada 100 abastecimentos, 25 vinha sem informação de rodagem. Então isso faz você perder o norte.” E continua, “Hoje, conseguimos reduzir os erros que aconteciam, já não há nada fora do controle. Sabemos o que tem estoque agora que acabou o projeto.”

 

Por fim, sobre os resultados, Nuno pontua: “o importante com isso é mostrar que, mesmo dentro do setor público, é possível você ter contato com a sua frota, reduzindo ao máximo o desvio de informação.”

 

Hoje, a OPT faz parte do condomínio de empresas do Critt, oferecendo seus serviços de venda de peças e consultoria para a comunidade. Se você trabalha com frotas e precisa de algum dos serviços citados, entre em contato com a empresa através dos telefones: (32) 3015-0023 e (32) 2102-3435 ou acesse o site: https://bit.ly/2ylvcUT