Fechar menu lateral

#TánoCritt: Scanner Bovino

O Scanner Bovino é um aplicativo que, com a câmera de um smartphone, permite ao criador de gado identificar o número que se encontra no brinco de seu animal e acessar todas as informações registradas sobre ele. Criado em 2016 para o desafio tecnológico Ideas for Milk, o app ficou em segundo lugar na competição.

Free-Converter.com-whatsapp_image_2018-06-18_at_16.43.15-86031658

A tradição da Zona da Mata com a criação de gado leiteiro motivou os criadores do Scanner. Foto: acervo pessoal

 

Desde então, Pedro Duim e Luan Melo têm contado com os conselhos do professor da faculdade de Engenharia Elétrica da UFJF, Fabrício Campos, para aprimorarem o aplicativo e suas funcionalidades. Segundo Duim, “inicialmente, a ideia era trabalhar com brincos geolocalizadores. Mas, o Fabrício sugeriu que fizéssemos uma adaptação de uma tecnologia que havia no mercado, a OCR (Optical Character Recognition), que permitia a leitura de placas de carros, para que pudesse ser usada na leitura de brincos de vacas.”

 

O maior desafio enfrentado pelos criadores do Scanner foi reduzir a complexidade desta tecnologia. “A numeração na placa do carro é bem maior do que no brinco, o que facilita a identificação por câmeras. Então, tivemos que diminuir o algoritmo para que ele desempenhasse a mesma função e ficasse ‘mais leve’ para poder rodar no celular, sem travar o aparelho”, conta Duim.

 

Uma parte do aplicativo se concentra no uso do celular para identificar o número de série que consta no brinco. Feito este reconhecimento, o produtor pode acessar pelo computador todas as informações cadastradas sobre o animal, como calendário de vacinação, idade, pesagem, filiação, raça, intervalo de partos e outras, que são úteis ao manejo diário da criação.

 

tela app

 “O pequeno e médio produtor muitas vezes quer inovar, investir em técnicas e aparelhos mais modernos que facilitem o seu trabalho, porém, eles não possuem capital para isso, porque      as     tecnologias para o campo ainda são muito robustas e caras”, afirma Pedro Duim. Desta forma, o diferencial do Scanner Bovino é ter um preço acessível – para cada animal, o   produtor investe   aproximadamente R$1,20 – além de uma interface simples e intuitiva, descomplicando a lida dos criadores de gado.

 

  Após a apresentação no Ideas for Milk, o Scanner Bovino participou do programa de aceleração do FIEMG Lab, e venceu competições como a “Empreenda. Em Ação!”, em novembro do     ano   passado. Foi a partir dessa conquista, que os cofundadores iniciaram o contato com o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt UFJF), em fevereiro deste   ano.

 

 Novos produtos

 A empresa incubada tem desenvolvido também um sistema de monitoramento remoto do curral através de câmeras de vigilância fixas. As mesmas são instaladas nas porteiras, nos  cochos de alimentação e em outros pontos estratégicos, para verificar quais animais estão se alimentando, lambendo sal frequentemente, e, principalmente, ajudam a contar as cabeças.

 

 “Uma reclamação comum dos pecuaristas é que, às vezes, eles perdem seus animais, e levam um tempo para perceber isso. Com as câmeras fixas é possível ver imediatamente que está   faltando algum animal e monitorar qualquer anormalidade no curral,” enfatiza Duim, que também faz parte de uma família de produtores rurais.

 

Se você também possui uma produto ou serviço inovador e tecnológico, acesse nosso edital de incubação, ou entre em contato com nossa Incubadora de Base Tecnológica! Pode ser através do e-mail ibt.critt@ufjf.edu.br ou pelo telefone (32) 2102 3435 ramal 204.

 

 

Conheça também outras empresas incubadas: #TánoCritt: Mais Controle
#TánoCritt: Novelty