Fechar menu lateral

Patente é concedida a pesquisadores da UFJF

Uma invenção de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) teve sua patente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) nesta terça-feira, 5. O aparelho Milktech, utilizado para identificar adulteração no leite e similares, foi desenvolvido por professores do Departamento de Física, e aguardava pela concessão de patente desde novembro de 2008.

maria bell

Após dez anos, foi concedida a patente para o aparelho inventado pelos professores Maria José Bell, Virgílio de Carvalho e Wesley Gonçalves.

 

O setor de Proteção ao Conhecimento da UFJF soma 117 depósitos de patentes. E esta, em específico, foi desenvolvida pela pesquisadora Maria José Valenzuela Bell, juntamente com os pesquisadores Virgílio de Carvalho dos Anjos e Wesley Gonçalves Nascimento e outros, a partir do estudo “Técnicas para verificação da porcentagem de água no leite”.

 

O Milktech possibilita que o comprador verifique se houve adulteração no leite por adição de água ou de outros reconstituintes. O aparelho tem um preço bem mais acessível e é portátil e conta com bateria recarregável, podendo ser levado ao tanque onde, comumente, são feitas as adulterações.

 

Até então, habitualmente se utiliza o crioscópio, que tem apenas a possibilidade de checar o acréscimo de água no leite, sendo que são acrescentadas também outras substâncias como sal, açúcar, álcool, soda cáustica e água oxigenada. 

 

CONHEÇA MELHOR O MILKTECH (Vídeo)  

Milktech-apparatus-It-contains-an-electrode-and-a-temperature-sensor-so-measurements

 

Outros membros da comunidade acadêmica e do público externo que buscam orientação sobre registros de marcas e patentes, podem procurar o Setor de Proteção ao Conhecimento da UFJF, localizado no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). Ou pelo telefone (32) 2102 3435 – ramal 207.