Feliz aniversário: Três presentes do Critt para JF

Hoje, Juiz de Fora completa 168 anos de idade! E o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) tem como uma de suas metas contribuir para que ela cresça cada vez mais, social e economicamente. Por isso, ele deixa à disposição de todos os juiz-foranos três presentes:

abrir-empresa-em-juiz-de-fora-nmudgpr3in763rdp3hif6ox2whsdoqw3ajkgyt5wkg

Desenvolver um ambiente de inovação e empreendedorismo na cidade é trabalho do Critt. Foto: Zeca Frota

Realizamos registros de marcas e patentes gratuitamente

O Setor de Proteção ao Conhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora está sediado no Critt, e conta com uma equipe especializada para fornecer orientação e assessoria à comunidade nos processos administrativos que se relacionam à proteção de propriedade intelectual. Assim, qualquer interessado em proteger seus inventos, marcas, design, softwares e direitos autorais, bem como em licenciar esses direitos, poderá procurar nossa equipe do SPC e agendar uma visita.

• Fazemos a ponte entre o conhecimento da UFJF com a sociedade

O Setor de Transferência de Tecnologia do Critt é responsável por gerir a transmissão formal de novas descobertas e/ou inovações resultantes de pesquisa científica da Universidade, bem como o atendimento a inventores independentes. Essa transferência se dá na forma de contratos de pesquisa e desenvolvimento, serviços de consultoria, formação profissional, inicial e continuada, comercialização de patentes, marcas e processos industriais, etc.

Todos os juiz-foranos e moradores das cidades vizinhas que têm uma ideia que consideram inovadora e desejam transformá-la em um negócio, mas não sabem como dar o primeiro passo, podem procurar o setor de Transferência de Tecnologia do Critt !

• Contribuímos para a formação e qualificação de empreendedores

Através da Incubadora de Base Tecnológica, o Critt dá oportunidades e apoio aos empreendimentos inovadores idealizados por juiz-foranos, seja com o processo de incubação de empresas, ou com a disponibilização de cursos e eventos de qualificação profissional como o Programa de Formação Empreendedora e a Semana Qualifique-se.

Os empreendedores que têm ideias de caráter inovador e tecnológico podem acessar os editais de fluxo contínuo para a Incubadora ou para o Condomínio de Empresas. Além de poder acompanhar nas redes sociais do Critt a disponibilidade dos cursos voltados à comunidade externa.

Quem-disse-que-nao-tem-o-que-fazer-em-Juiz-de-Fora-A-Mag-te-da-as-dicas-900x450

Inúmeros serviços do Critt são voltados a todos os juiz-foranos, um presente nosso para a cidade. Foto: A.C. Moraes

O diretor do Critt, Ignacio Godinho, ressalta o quanto é  satisfatório para o Centro e seus colaboradores desenvolver todas essas atividades. “O conjunto dessas iniciativas tem o propósito de constituir o campus da UFJF como um ambiente de inovação e empreendedorismo. Envolvemos toda a comunidade acadêmica na conversão de conhecimento em produtos e serviços úteis para as empresas e a sociedade juiz-forana e ficamos honrados em cumprir este trabalho.”

Além desses presentes, há outras iniciativas desenvolvidas e apoiadas pelo Centro que contribuem para o crescimento de Juiz de Fora, como o Hackathon – JF Inteligente. A maratona de programação WEB será realizada na próxima semana, entre os dias 8 e 9, no Centro de Ciências da UFJF, e busca por soluções tecnológicas para problemas enfrentados na cidade.

E, para aumentar ainda mais nossa lista, o Critt também participa ativamente do Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata), que tem o objetivo de estabelecer um roteiro de trabalho que coordena a colaboração entre universidades e empresas no âmbito regional, de modo a estimular o alcance de um novo patamar de desenvolvimento para a Zona da Mata.

Mais informações sobre os serviços disponibilizados no Critt podem ser conferidos em nossas redes sociais, e caso tenha interesse em conhecer melhor cada um deles, entre em contato pelo telefone (32) 2102 3435.

Leia também: Critt está entre as finalistas do Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto