Juiz de Fora discute Arranjos Produtivos Locais

Convite Palestra ArranjosNo dia 01 de Dezembro, às 10h, acontece a palestra “Arranjos Produtivos Locais da Zona da Mata Mineira” promovida pelo Grupo de Trabalho Inovação e Desenvolvimento na Mata Mineira (GDI-Mata) e pela Federeção das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – Regional Zona da Mata. O evento tem intuito de estimular o interesse daqueles ramos de atividades que têm uma configuração de arranjo produtivo local, mas que ainda não se formalizaram como tal.

Quem conduz a palestra é Alice Machado Campos e Souza. Economista, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Alice possui especialização em Finanças Corporativas e Controladoria (FUMEC) e é Analista de Projetos do Sistema Fiemg desde 2012. Atualmente, é responsável pelos projetos do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR) nas regiões da Zona da Mata e Sul de Minas.

O Diretor de Inovação da UFJF, professor Ignácio Godinho Delgado acredita que a montagem de arranjos produtivos locais favorece a articulação maior de vários segmentos dentro de uma cadeia produtiva, com formalização desses ecossistemas, os empresários podem ter acesso a estímulos variados, como benefícios fiscais, por exemplo. “Para a nossa região é muito importante que essas iniciativas se desenvolvam”, avalia e ainda completa: “nós estamos convidando todos os pesquisadores, os estudantes da Universidade [], da Academia em geral, mas principalmente os empreendedores, grandes ou pequenos, que se interessem em buscar uma articulação mais intensa dentro da sua cadeia para constituir arranjos produtivos locais que permitam a afirmação desses setores na economia nacional”.

O evento ocorre na sede da Fiemg, localizada à Avenida Garcia Rodrigues, 12.395, no bairro Industrial, em Juiz de Fora.