Programa Empreenda. Em Ação! é apresentado aos estudantes da UFJF

Com o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica do setor produtivo, facilitando a criação de negócios, o idealizador do Programa Empreenda. Em Ação!, Álvaro Pereira Júnior, apresentou o movimento para os estudantes da instituição em evento realizado no Auditório Engenheiro Itamar Franco da Faculdade de Engenharia da UFJF.

Estiveram presentes estudantes matriculados nas disciplinas de empreendedorismo da UFJF, além de representantes de algumas ações empreendedoras de Juiz de Fora, como o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt UFJF) e a Liga das Empresas Juniores de Juiz de Fora. “Eu achei muito importante a ideia que eles deram das empresas juniores estarem vinculadas a essas disciplinas que eles querem ampliar nos cursos porque, além da gente já ter a visão e ajudar as pessoas a terem essa visão, a gente trabalha diretamente com empreendedores”, destaca a projetista da Code, empresa júnior de Computação da UFJF, Julia Alves.

A UFJF é uma das 16 instituições mineiras de ensino superior selecionadas para conduzir a edição do programa 2017-2018 por meio de 4 disciplinas de empreendedorismo, que reúnem 5 turmas, 155 alunos e 34 equipes. “Temos que ver o estudante como um canal para essa conexão dos projetos da Universidade no mercado”, disse Álvaro Pereira Júnior, durante a apresentação da iniciativa.

Fases do Programa

Criado em 2013, o Empreenda. Em Ação! pretende promover o desenvolvimento socioeconômico, por meio de projetos de pesquisa que se transformem em negócios. O programa é composto por cinco fases: seleção das instituições, apresentação do programa para os universitários, realização do evento local, preparação dos finalistas locais e a grande final do Empreenda. Em Ação!

As primeiras fases do programa são realizadas por meio de disciplinas sobre empreendedorismo que, na UFJF, estão sendo conduzidas pelos seguintes professores: Fabrício Campos, Mariana Maia e Priscila Goliatt. Nessas etapas iniciais, os projetos criados serão aprimorados e preparados para uma competição, que será realizada pela UFJF e pelos responsáveis pelo programa. A seleção local desses projetos está marcada para o dia 23 de novembro, em Juiz de Fora.

Hoje, o programa encontra-se na sua segunda fase, que tem o objetivo de apresentar o movimento para os estudantes das instituições selecionadas, a fim de que esses alunos compreendam melhor a iniciativa e despertem a vontade de idealizar, planejar e apresentar modelos de negócios reais. A última etapa, com a final, será realizada em Ouro Preto, em junho de 2018, e contará com os três melhores projetos de cada instituição participante.

“Eu falo para os alunos que é uma simulação do mundo real, então, na disciplina, eles estão experimentando o que vão encontrar no mercado, quando eles saírem da Universidade. É uma oportunidade que a gente tem de entender como que isso tem de ser articulado, como a gente tem que se organizar e como apresentar os seus projetos para futuros investidores e parceiros”, contou a coordenadora do projeto na UFJF, Priscila Goliatt.

Programa Empreenda. Em Ação! é apresentado aos estudantes da UFJF

Informações sobre o Empreenda. Em Ação! aqui.