Professores da UFJF são premiados no maior evento de inovação do setor elétrico brasileiro

Os professores do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Alexandre Bessa, André Marcato, Daniel Discini, Leonardo OIivi, Thiago Coelho, junto de alguns alunos da graduação e da pós-graduação do curso, tiveram seus projetos reconhecidos como Melhor Trabalho Técnico em Pesquisa e Desenvolvimento P&D e Melhor Produto em Exposição no IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel) e V Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (Seenel), que estão entre os maiores eventos de inovação do setor elétrico brasileiro.

Esta foi a primeira vez que um grupo de pesquisadores da Faculdade de Engenharia da UFJF conquista o título de Melhor Trabalho Técnico em Pesquisa e Desenvolvimento P&D e Melhor Produto em Exposição. “Tiramos o primeiro lugar com o produto que, basicamente, é um VAANT (veículo aéreo autônomo não tripulado) com algumas especificidades e particularidades de inovação. Além disso, ficamos em primeiro lugar no trabalho. A grande satisfação é que ficamos em primeiro lugar nas duas categorias”, explicou o coordenador do grupo, Alexandre Bessa.

WhatsApp Image 2017-08-18 at 10.45.57 AM

Foto: Arquivo Pessoal – Alexandre Bessa

Segundo Bessa, o sucesso da equipe se deu graças a união dos professores e alunos que participam do Laboratório de Instrumentação e Telemetria (LITel), do programa de pós-graduação de Engenharia Elétrica da UFJF. Além disso, segundo o professor, a parceria com a empresa privada Duke Energy International, Geração Paranapanema, possibilitou que o projeto fosse desenvolvido, por meio do financiamento.

“As empresas relacionadas a essa área (setor elétrico) financiam o projeto de um grupo de pesquisadores de dentro da universidade, que foram pré-selecionados em um edital. Depois de um tempo, esse produto desenvolvido dentro da universidade é colocado para a empresa utilizar”, explica o professor.

Foto: Arquivo Pessoal - Alexandre Bessa

Foto: Arquivo Pessoal – Alexandre Bessa

Impactando o mercado

Bessa conta ainda que, após a premiação no Citenel, ele e sua equipe receberam um convite, da Duke e de outras empresas, para criar um produto nas fases cabeça de série e/ou lote pioneiro, “que basicamente é desenvolver um produto conjuntamente com a empresa para ser comercializado. Isso tudo está sendo patenteado no Critt UFJF, sendo que a mesma é de propriedade da UFJF e da empresa”, destacou.

Bessa ressalta também a importância da pesquisa aplicada na formação de bons profissionais da área, vendo as parcerias públicas e privadas como uma boa saída para os tempos de crise, já que ao desenvolver produtos e patentes, há redução de custos, além de benefícios para todos os envolvidos no projeto, inclusive para a economia nacional, universidades, professores, alunos das instituições e para a comunidade como um todo.

Sobre os eventos

Com o tema “Inovação e Integração: respostas locais e barreiras globais” e com o objetivo de discutir e apresentar os resultados dos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de Eficiência Energética (EE), o evento ocorreu no início do mês de agosto, em João Pessoa, na Paraíba, e contou com um total de mais de 2.600 inscritos e mil congressistas, sendo o maior público desde a primeira edição do evento, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Centenas de artigos são submetidos para participar do evento e poucos (são) selecionados. Além dos trabalhos selecionados, ainda tem a exposição de produtos desenvolvidos pelos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. Esses projetos são produtos e investimentos colocados dentro dessas instituições pelas empresas, a fim de que desenvolvam algo”, contou o Doutor em Engenharia Elétrica e coordenador da equipe premiada, Alexandre Bessa.