Fechar menu lateral

Programa Finep Startup preenche uma lacuna no mercado de tecnologia

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt UFJF) recebeu hoje, 06 de Julho, a visita do analista de Departamento de Investimento em Fundos e Participações da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Alexandre Cabral. O profissional esteve no Critt para divulgar o Programa Finep Startup.

 

“Estar na Zona da Mata é uma obrigação”, afirma o analista sobre a visita que contou com a participação do Diretor do Critt, Ignácio José Godinho Delgado, dos Gerentes de Empreendedorismo, Leonardo Frossard; Inovação e Transferência de Tecnologia, Débora Mendes; e Proteção ao Conhecimento, Albertina Souza, além de vários empreendedores e empreendedoras da cidade.

 

De forma muito didática, o encontro foi marcado por uma breve apresentação do programa, seguido de um bate-papo entre o palestrante e os participantes em que foi possível tirar dúvidas. Bastante acessível, Cabral afirma que a expectativa da Finep é que, ao final do projeto, tenham sido distribuídos até R$200 milhões para empresas: “Para cada edital, são duas rodadas, sendo 25 empresas contempladas com R$1 milhão em cada uma das etapas”, explica o analista sobre o programa que deve durar até 2021.

 

De acordo com Alexandre, o Programa Finep Startup é uma iniciativa que visa preencher a lacuna no fomento ao empreendedorismo de empresas tecnológicas do país. Segundo ele, as iniciativas hoje no Brasil visam dar o aporte financeiro para que as startups desenvolvam seus produtos. A Finep visa a amplificação dos negócios: “Às vezes, os empresários já até começaram a vender, mas precisam de um investimento a mais para expandir. O projeto visa dar subsídio a esse grupo de empreendimentos”, comenta.

 

Na companhia do Gerente de Empreendedorismo do Critt, Leonardo Frossard, um dos principais articuladores para a realização do evento, o analista ainda avaliou como “rico” o encontro em Juiz de Fora pelo perfil heterogêneo do público, alegando que essa é uma característica “necessária” para garantir que o público seja atingido.

 

Para outras informações, clique aqui.