Fechar menu lateral

Professor da UFJF vence premiação nacional de inovação por patente na área de elétrica

O professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Moises Vidal Ribeiro, foi um dos premiados na categoria Patente Concedida do Prêmio Inventores Unicamp 2017, realizado na Faculdade de Ciências Médicas de Campinas. O prêmio tem como objetivo homenagear pesquisadores e docentes envolvidos em atividades de proteção e transferência de tecnologia.

 

Premiação na categoria Patentes Concedidas                                             

 

Ribeiro foi homenageado na categoria Patentes Concedidas, que tem como objetivo premiar professores, funcionários da Unicamp e ex-alunos que tiveram concessão de patentes no Brasil e/ou no exterior. Nessa categoria, 87 inventores foram premiados pelo desenvolvimento de 30 novas tecnologias.

 

Junto de outros quatro profissionais, o professor foi responsável pela patente da tecnologia Método FL-PMC (Fourier Lapped – Perceptron Multicamadas) para a qualidade de voz, desenvolvida durante o seu doutorado na Unicamp. “É um método objetivo para avaliar a qualidade de sinais de voz e interessante para desenvolvimento de codificadores de sinais de voz e também reduzir os custos para realização dos testes da qualidade”, explica Ribeiro.

 

Além disso, acrescenta que a premiação reforça uma estratégia adotada pela UFJF. “A Universidade tem procurado ter professores com perfil para desenvolver pesquisas que resultem em patentes e em produtos. O mix de doutores com perfis distintos – pesquisa, ensino e inovação – é a garantia de que a instituição contribuirá de forma decisiva para a consolidação de um ecossistema empreendedor na região sob sua influência”.

 

Professor da UFJF vence premiação nacional de inovação por patente concedida na área de elétrica

Foto: Inova Unicamp

Trajetória de sucesso na área

 

Ribeiro, que é especialista na área de processamento de sinais, comunicação digital de dados, smart grids, telecomunicações e power line communications, possui outras seis patentes já depositadas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e novos pedidos devem ser feitos em breve. “A área de pesquisa científica e tecnológica de qualidade não é fácil e, portanto, é necessário persistir. Fazer algo que impacte a vida de outras pessoas é o que valoriza o seu trabalho. Não se pode desistir, tem que continuar tentando. A competição é a nível mundial“.

 

Relação antiga com o Critt UFJF

 

Além de professor da Faculdade de Engenharia, Ribeiro tem relações com o Critt UFJF desde seu início. “Por meio dos professores Carmelita Vidigal e Murilo Souza, então diretores, tive a oportunidade de me juntar ao Centro logo em seu início. Aprendi grandes lições no Núcleo de Eletroeletrônica e com o grupo de pessoas que me relacionei lá”, diz Ribeiro, que também é sócio da Smarti9, uma das empresas que participaram do processo de incubação do Critt UFJF.

 

Prêmio Inventores Unicamp

 

Criado em 2004, o Prêmio Inventores Unicamp é uma premiação realizada pela Unicamp por meio da agência de inovação Inova e a Reitoria da instituição.

 

Cerca de 140 profissionais foram homenageados, em diversas categorias como tecnologia licenciada, patentes concedidas, tecnologia absorvida pelo mercado e destaque na proteção à propriedade intelectual.

 

Outras informações sobre o Prêmio Inventores Unicamp aqui.